A rede pública de ensino de mato grosso entrou na lista das 10 melhores do país, conforme o ranking 2023 do Ideb (Índice de desenvolvimento da educação básica).
O ensino fundamental e o ensino médio atingiram as notas médias 4,8 e 4,2, respectivamente, o que as fizeram dar um salto na comparação ao ranking anterior.
Os dados foram divulgados hoje (14) pela Secretaria de Estado de Educação (seduc). A lista é compilada pelo MEC (Ministério da Educação).
Os melhores resultados anteriores para a rede pública eram a 15ª posição do ensino fundamental e a 21ª do ensino médio no ranking de 2021 – o Ideb é divulgado a cada dois anos.
O ensino fundamental está divido em anos iniciais (1º a 5º) e anos finais ( 6º a 9º). Mato Grosso teve a melhor média nessa primeira fase de ensino com a nota 5,8. A média dos anos finais foi de 4,8.
As posições parciais no ensino fundamental foram a 9ª e a 10ª. Nas edições anteriores do Ideb, o ensino fundamental também teve o maior proveito de aprendizagem.
O ensino médio, que alcançou a nota 4,2, ficou na 8ª posição. Foi a grade de séries que mais subiu no ranking nos últimos dois anos, saindo da 21ª posição.
Os resultados anteciparam a estimativa do Seduc de colocar o ensino público de Mato Grosso no top 10 nacional em 2026. O governador Mauro Mendes diz que os números mostram que os métodos adotados estão no caminho certo.
“Esses resultados, para mim, são espetaculares. Colocar a educação de Mato Grosso dentre os melhores é um dos desafios mais difíceis, pela situação em que ela estava em 2019 e pela a situação financeira do estado na época. Mas agora sabemos que estamos no caminho certo”, disse.
Fonte: olivre.com.br