Sophia @princesinhamt
Notícias

Rainha Elizabeth II discursou em Brasília há 54 anos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Durante sua primeira e única passagem por Brasília, em novembro de 1968, a rainha da Inglaterra Elizabeth II discursou em uma sessão conjunta no Congresso Nacional.

 

Com visitas marcantes por países dos quatro cantos do mundo, a monarca morreu, aos 96 anos, na quinta-feira (8/9), no Palácio de Balmoral, na Escócia.

 

Na capital federal, durante pronunciamento no plenário, Elizabeth exaltou conceitos como liberdade, patriotismo e tolerância, e afirmou que a relação entre Brasil e Reino Unido poderia crescer no futuro, em benefício dos dois povos, da estabilidade e da paz no mundo.

 

Entre no grupo do MidiaNews no Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Ouça o discurso completo:

 

 

Na entrada do parlamento brasileiro, a soberana inglesa foi recebida pelo então vice-presidente da República e presidente do Congresso Nacional, Pedro Aleixo, e pelo senador Gilberto Marinho, presidente do Senado.

 

Também estiveram presentes, na ocasião, o deputado à época José Bonifácio, então presidente da Câmara, e o deputado Raimundo Padilha, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

 

Durante o discurso, realizado em 5 de novembro daquele ano, a rainha disse estar comovida com a cortesia e a generosidade demonstrada pelo povo brasileiro, em todas as partes onde esteve no país.

 

A rainha agradeceu ainda pelo convite dos parlamentares e elogiou o prédio “magnífico” do Congresso Nacional.

 

“Um dos fatos que mais me impressionou em respeito ao Brasil é o patriotismo e a unidade do povo brasileiro. Nisto, vocês têm uma profunda fonte de força. Além disso, o Brasil conseguiu – e nisto deu um exemplo ao mundo – demonstrar que povos de numerosas raças podem viver e trabalhar juntos na persecução de objetivos comuns”, declarou a monarca, em inglês.

 

Elizabeth II afirmou também que o crescimento de Brasília acompanhava a velocidade de desenvolvimento do país.

 

“O mais difícil de todos os problemas mundiais é descobrir como as nações podem viver em harmonia. O Brasil, com suas tradições liberais, sua tolerância e profunda humanidade de seu povo, pode certamente dar uma notável contribuição”, mencionou a soberana.

 

Por fim, a monarca ressaltou acreditar em uma ampla oportunidade para estreita colaboração entre a Grã-Bretanha e o Brasil. “Confio em que esta amizade crescerá e florescerá no futuro para grande proveito de nossos dois povos e para o fortalecimento da paz e estabilidade no mundo”, afirmou.

 

Visita da realeza britânica a Brasília

 

Construída entre 1956 e 1960, Brasília encantou a monarca à primeira vista, por apresentar um cenário fresco e moderno. Elizabeth desfilou pela capital federal, concretizada por Juscelino Kubitschek, oito anos depois de a cidade ser oficialmente inaugurada.

 

O avião da Royal Air Force aterrissou na Base Aérea de Brasília em 5 de novembro de 1968. À época, a matriarca da dinastia Windsor tinha 42 anos de idade.

 

Na capital, Elizabeth e Philip se hospedaram no Hotel Nacional, que abrigava os visitantes importantes na época. Também fazem parte da extensa lista de hóspedes os ex-presidentes dos Estados Unidos Jimmy Carter e Ronald Reagan; o ex-presidente francês Charles De Gaulle; e a ex-primeira-ministra da Índia Indira Gandhi.

 

A rainha Elizabeth e o príncipe Philip visitaram o Brasil a convite do presidente Costa e Silva. Em Brasília, eles foram recepcionados pelo último prefeito do Distrito Federal, o engenheiro Wadjô da Costa Gomide.Elizabeth e o duque de Edimburgo também fizeram um tour pela cidade. Foram ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto. O casal ainda visitou uma escola na 308 Sul e esteve na Torre de TV, icônico monumento da capital federal.

 

 

Morte de Elizabeth II

 

A rainha Elizabeth II morreu na quinta-feira (8/9), aos 96 anos. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Palácio de Buckingham.

 

“A rainha morreu em paz, nesta tarde (8/9), no Palácio de Balmoral. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”, diz o comunicado.

 

O príncipe Charles assumiu automaticamente o trono do Reino Unido e soltou uma nota lamentando a notícias. “Nós estamos em luto profundo com a passagem na nossa querida soberana e mãe muito amada”, escreveu.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/rainha-elizabeth-ii-discursou-em-brasilia-ha-54-anos-ouca-audio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.