Três queijarias mato-grossenses assistidas pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em mato grosso (Sebrae/MT) participaram da feira gastronômica ‘Prêmio Queijo Brasil 2023’, que estimula a cultura do queijo nacional. As empresas Queijos Gra Formaggio; Produtos Campo Alegre e Produtos J3 – Laticínio Serrano; expuseram e comercializaram todo o estoque de seus produtos em apenas dois dias do evento, realizado entre os dias 7 e 9 de julho, Este ano, o concurso nacional foi realizado em Blumenau (SC), entre 7 e 9 de julho.
O município de Nossa Senhora do Livramento participou com dois produtos: Campo Alegre (Comunidade de Campo Alegre de Baixio) e Produtos J3 – Laticínio Serrano (próximo a Comunidade Estrela do Oriente).
“Foi um sucesso de vendas, no segundo dia já não tinha mais nenhuma unidade. O pessoal viu que o Mato Grosso sabe fazer queijo e com muita qualidade. Nosso queijo coalho teve uma aceitação excelente concorrendo com outros queijos premiados da região do Nordeste”, comemorou a produtora do Campo Alegre de Baixo, Thainá Tavares.
Além do concurso e premiação, foram apresentados ciclos de palestras e oficinas com abordagem em técnicas de produção, harmonização e rodada de negócios, promovido pelo Sebrae Nacional e o Sebrae de Santa Catarina. A feira também contou com a exposição de pequenos produtores de vinho, cerveja, café, azeite de oliva, geleias entre outros.
Graciela Borella, proprietária da Gra Formaggio, já pensa na próxima feira para levar seu queijo para competir no concurso. “Essa foi a minha primeira participação em feira de queijo e eu quero participar de muitas outras, inclusive, levar meu queijo para o concurso”, afirma.
Entre os produtos levados estavam: queijo meia cura, queijo meia cura maturado no vinho e padrão cremoso, trancinha, trancinha temperado, cabacinha, queijo coalho e muçarela. Segundo Cynthia justino, gestora do programa Pró Pantanal pelo Sebrae/MT, a participação das queijarias de Nossa Senhora do Livramento foi um ponto de virada crucial para que as produtoras pudessem reconhecer seu potencial de mercado.
“Ao inserir os pequenos produtores nesse evento, proporcionamos a eles um termômetro para o desenvolvimento de seus negócios, além de criar oportunidades de network com outros fornecedores e especialistas. Além de adquirir experiência de mercado, por isso esse contato é extremamente importante. E eu penso que ao mesmo tempo, desmistificou a imagem do nosso estado, mostrando a rica diversidade que temos a oferecer”, afirmou.
As produtoras são integrantes do programa Agro e Pró Pantanal, uma iniciativa do Sebrae/MT promovida por uma parceria entre a Gerência de Competitividade e Gerência de Desenvolvimento Territorial. Cynthia destaca a iniciativa como impulsionadora da economia local, que valoriza a diversidade regional e fomenta o progresso das pequenas empresas.
“Identificamos os negócios que já haviam passado pelas devidas inspeções e levamos esses pequenos produtores para mostrar a força e a diversidade que temos em nosso estado. Desenvolver a matéria-prima para ser levada a outras regiões onde possam ser industrializadas e gerar receita local, o que fortalece o território. Essa é a função do Sebrae: diversificar, inovar, agregar valor e impulsionar o crescimento dos pequenos negócios, gerando mais renda”, finaliza.
Prêmio Queijo Brasil
Desde 2014, o Prêmio Queijo Brasil está ajudando a construir a história do queijo artesanal brasileiro, unindo todos os atores da cadeia produtiva num lindo evento. O evento é composto pelo concurso do Prêmio Queijo Brasil, seguido pelo Festival do Queijo. Podem participar do concurso todas as queijarias com qualquer tipo de registro sanitário SIM, SIE, SIF, SISBI e Selo Arte de todo o país.
Fonte: Assessoria da Prefeitura