Programa leva qualificação para Centro Comercial de Cuiabá
O projeto do SebraeMT, em parceria com o Shopping Estação, promove consultorias para fortalecer o varejo local e melhorar a experiência dos consumidores
26/11/2024 às 13:19 Atualização
26/11/2024 às 14:37
A primeira etapa do programa “Estação da Moda”, com diagnósticos personalizados das lojas do Shopping Estação Cuiabá, já está em andamento. A iniciativa, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com o shopping, busca desenvolver e fortalecer os lojistas do varejo, ampliando sua competitividade e faturamento, por meio de qualificações, consultorias especializadas e ações estratégicas programadas para 2024 e 2025.
Mais de 90 marcas já aderiram ao programa, que oferece oportunidades subsidiadas pelo Sebrae/MT, como consultorias de visual merchandising, marketing digital e estratégias para aprimorar a gestão e o desempenho das empresas. Até o momento, os lojistas têm recebido visitas de consultores que aplicam uma abordagem inicial com “cliente oculto”, seguida de diagnósticos presenciais para identificar pontos de melhoria nas operações.
Para o analista técnico do Sebrae/MT, Diego Menegatti, o programa Estação da Moda é uma oportunidade estratégica para os lojistas se destacarem em um mercado competitivo.
“A iniciativa fortalece o varejo local e contribui para a oferta de experiências mais atrativas e diferenciadas aos consumidores. Acreditamos que o programa terá impacto significativo, gerando resultados expressivos tanto para os negócios participantes quanto para o setor varejista em Mato Grosso”, comenta Menegatti.
Entre os lojistas participantes está a empresária Patrícia Moreira, da Lups Esportes Kids e Teens, que destacou a relevância do suporte oferecido pelo Sebrae/MT. “No meio deste ano, contamos com o apoio do Sebrae/MT para readequar o layout da loja. Após a renovação do contrato com o Shopping, foi necessário implementar melhorias no espaço, e, com o subsídio do Sebrae, conseguimos desenvolver um projeto que já está pronto para execução”, destaca Patrícia.
Ela também comenta sobre os diferenciais de sua loja, única no Mato Grosso focada exclusivamente no público infantil e juvenil no segmento esportivo. “Quando inauguramos, não sabíamos se uma loja dedicada apenas a esse público daria certo. Por isso, seguimos inicialmente o padrão das outras lojas, com móveis mais altos e sem uma identidade muito voltada para crianças e adolescentes. Agora, com o novo projeto, incluímos mascote, cores mais lúdicas e balcões mais baixos, trazendo um visual que reflete melhor o perfil infantil e juvenil da loja”.
Na mesma linha, o gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Deucimar Serra, reforça a importância da parceria com o Sebrae/MT.
“Unir duas marcas de peso na cidade, como o Shopping Estação e o Sebrae, fez total sentido para o empreendimento, principalmente numa data de varejo tão significativa como o Natal. Estamos entregando um produto direcionado para todos os segmentos do shopping, e quem ganha com isso é o cliente final, que tem acesso a entregas significativas, atendimento qualificado e lojas com metas batidas e visual merchandising aprimorado”, aponta.
Deucimar também destaca a qualificação como diferencial do programa. “Esperamos que, cada vez mais, essa parceria com o Sebrae/MT se fortaleça, para que possamos oferecer não apenas palestras, mas também qualificação contínua aos nossos lojistas. Essa união de forças é essencial para mantermos um trabalho que se estenda além do período de Natal, consolidando a inovação no varejo local”.
Palestra de lançamento
O ‘Estação da Moda’ teve seu lançamento marcado por uma palestra no início deste mês conduzida por Teodoro, influencer e especialista reconhecido no segmento de varejo e moda. Com ampla experiência em vendas e gestão de shoppings, o profissional inspirou os participantes e deu início às atividades do programa, que terá continuidade nos próximos meses.
“A ideia de trazer um influenciador nacional e unir qualificação com estratégia foi inédita. Conseguimos sair na frente da concorrência, oferecendo algo de grande valia para os lojistas e significativo para a principal data do varejo. Isso mostra o compromisso do Shopping Estação com a inovação e o crescimento de seus parceiros”, complementa Deucimar.
A partir de janeiro de 2025, os lojistas começarão a receber consultorias direcionadas, com foco em estratégias práticas para potencializar seus resultados. A parceria entre o Shopping Estação Cuiabá e o Sebrae/MT conecta a expertise da instituição com a estrutura e a força comercial do shopping, reforçando a competitividade do setor varejista local.
–
Fonte: Sebrae