Publicado em:
10/04/2023 às 15:25:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cotriguaçu, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última quinta-feira (30) a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso – CCI e teve como tema central “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”
O objetivo da conferência é de elaborar propostas para futuras ações de políticas públicas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, tendo como base cinco eixos temáticos cruciais para a Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente. Durante o evento, os participantes discutiram sobre a promoção e garantia dos direitos humanos desses grupos no contexto pandêmico e pós-pandemia, enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia, ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas, participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas, e garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.
A conferência foi aberta pelo vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jaciélio do Nascimento Eufrásio, e contou com a presença de diversas autoridades locais e representantes da sociedade civil. A abertura do evento também contou com presença do prefeito municipal Valdivino Mendes dos Santos, e do vereador Cleyton Junior Santos, representando a Câmara Municipal de Vereadores.
Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Assistência Social, Claudiane Hillesheim, Daniela Leite de Campos Assessora representando a Excelentíssima Drª. Srª Raiane Santos Arteman- Juiza da Vara Única de Cotriguaçu, a Conselheira Tutelar Maristela Gilioli, e a Associação Pestalozzi
Após a abertura, foi realizada a leitura e aprovação do regimento, seguida por uma apresentação cultural da Associação Pestalozzi. O psicólogo Luiz Carlos proferiu a palestra magna, abordando o tema central da conferência.
Na parte da tarde, os participantes da II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foram divididos em grupos de trabalho para discutir e elaborar propostas que seriam apresentadas na plenária final. Após essa etapa, ocorreu a eleição dos delegados que iriam representar o município na conferência estadual.
Os delegados escolhidos foram os seguintes:
Conselheiros (as) de Direitos Governamental:
Titular: Maycon Douglas Nunes
Suplente: Jaciélio do Nascimento Eufrásio
Conselheiros (as) de Direitos da Sociedade Civil:
Titular: Elizangela da Silva Dutra
Suplente: William Ramos Maciel
Conselheiros (as) Tutelares:
Titular: Maristela Gilioli
Suplente: Ana Claudia Peres
Adolescentes:
Titular: Roberty Shipitoski de Aguiar
Titular: Carlos Eduardo da Hora
Suplente: Raiane Oliveira Afonso
Suplente: Bianca Cardoso de Lima
Esses delegados terão a importante missão de representar o município na conferência estadual e defender as propostas elaboradas na II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cotriguaçu. A participação ativa da sociedade civil, dos conselheiros e dos adolescentes na conferência demonstra a importância de se discutir e promover políticas públicas que garantam os direitos desses grupos vulneráveis, especialmente em tempos de pandemia.