Publicado em:
19/04/2023 às 16:45:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Na última sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação de Gaúcha do Norte iniciou a realização de oficinas culinárias nas escolas municipais indígenas. Na última semana as ações foram desenvolvidas na Escola Municipal Indígena Mehinako Madrim, ao todo as quatros escolas indígenas distribuídas em sete localidades vão receber as ações durante o ano.
A preparação dos alimentos foi abordada visando a utilização dos alimentos já fornecidos na merenda escolar e buscando uma preparação saborosa e saudável. “Nessas oficinas, um dos alimentos trabalhados é o fubá, alimento fonte de ferro, zinco e potássio, elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e do organismo como um todo. Além de também ser rico em carboidrato, sendo assim, um alimento que dá energia para os alunos”, disse a nutricionista da merenda escolar, Marcielly Batista Toscano Lima.
Com o fubá foram preparadas duas receitas diferentes, a polenta para ser servida como acompanhamento como frango, por exemplo, carne muito consumida pelos indígenas e o bolo de fubá. “Desenvolvemos essas receitas para agregar ainda mais o cardápio da merenda escolar sem prejudicar os costumes e tradições indígenas”, acrescentou a nutricionista.
O projeto é acompanhado pela diretora das escolas indígenas, Catia Leticia Trevisan. “A oficina culinária é de suma importância para a melhoria da merenda escolar de nossos alunos indígenas. Estamos sempre buscando avançar para ter uma melhor qualidade na educação indígena e esse projeto vem para agregar para que isso aconteça”, disse.