O governo de Mato Grosso apresentou à Assembleia Legislativa o projeto de lei do “transporte zero”, que procura fomentar o turismo da pesca esportiva no Estado através do incentivo da modalide: “Pesque e solte” combatendo a pesca predatória que contribui na escassez de peixes nos rios de MT.
O projeto de lei do “transporte zero”, foi apresentado nesta quarta-feira (31) à ALMT e se aprovado, poderá alavancar o turismo da pesca esportiva no estado, com atração de milhares de turistas e geração de empregos. A perspectiva é do secretário de Estado de desenvolvimento Econômico, César Miranda.
A proposta prevê que no período de cinco anos, a começar em 1º de janeiro de 2024, o transporte, armazenamento e comercialização do pescado fiquem proibidos em todos os rios de Mato Grosso. Durante esse período será permitida a modalidade pesque e solte, assim como a pesca de subsistência: “O projeto não proíbe a pesca. Quem quiser pescar, poderá pescar e comer o peixe na beira do rio. Agora, com a proibição do transporte, em um ou dois anos veremos os rios com muito peixe novamente e aumentaremos o volume de turistas querendo vir a Mato Grosso. Podemos dobrar esse número de turistas e retomarmos com força o turismo de pesca, que tem potencial para ser um dos principais segmentos econômicos no estado”, completou César.
O projeto será apreciado pelos deputados estaduais, na próxima sessão.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews