Após passarem por consultas oftalmológicas gratuitas e serem diagnosticadas com irregularidades na visão, cerca de 100 crianças de 8 a 15 anos receberam na sexta-feira (24.02) na Central de Regulação, o tão esperado óculos de grau. A entrega faz parte da segunda etapa de atendimentos do Projeto Olho Vivo, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino (MT).
De acordo com a Central de Regulação, essa segunda etapa de atendimentos teve início nos dias 07 e 08 de fevereiro, quando cerca de 131 crianças passaram pelas consultas e exames oftalmológicos. No total, foram identificadas 100 crianças com necessidade de correção na visão por meio dos óculos de grau.
A professora de 42 anos, Carla Ayres dos Santos, comentou sobre a surpresa de saber sobre a dificuldade visual da filha e como foi a experiência de buscar o novo óculos.
“Eu não sabia que a minha filha tinha problema de visão, descobri após a triagem na escola e a consulta aqui na Central. Achei essa uma iniciativa muito importante e bastante válida para as famílias da cidade. Espero que esse projeto permaneça por anos”, frisou.
A jovem Maria Eduarda Ayres dos Santos, de 13 anos, é estudante da Escola Estadual Militar Tiradentes Dr. Manoel José Murtinho e compartilhou como está a visão após receber os óculos.
“Eu tinha muita dificuldade para enxergar de longe, agora com os óculos, olhando em volta, vejo tudo mais nítido e claro. Melhorou bastante minha visão. Foi tudo legal e tranquilo. Estou feliz que vim buscar o óculos”, expressou.
ATENDIMENTOS
O projeto “Olho Vivo” tem por objetivo identificar e acompanhar as alterações na acuidade visual de crianças e adolescentes de 04 a 15 anos, devidamente matriculados na rede pública de ensino. Os pequenos passam por exames que possibilitam saber mais sobre sua saúde ocular para diagnóstico precoce de eventuais doenças de visão e em seguida são encaminhadas para tratamento adequado. O município também oferece gratuitamente os óculos em caso de necessidade dos pacientes.
A primeira etapa de atendimentos do projeto foi iniciada em dezembro de 2022 com cerca de 100 crianças entre 04 e 08 anos consultadas e 30 óculos entregues.
No total, o Projeto Olho Vivo identificou, após triagem nas escolas, 340 alunos com alguma dificuldade na visão. A Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com os pais e responsáveis para agendar o atendimento. Cerca de 231 crianças e adolescentes participaram das consultas e exames e foram entregues 130 óculos.