A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tabaporã está dando continuidade ao Projeto Horta Pedagógica nas unidades escolares, com o objetivo de promover a conscientização ambiental, a alimentação saudável e o aprendizado prático dos alunos. Essa iniciativa conta com a parceria das Secretarias de Obras e da Agricultura, além do apoio dos gestores, professores e estudantes.
“A horta escolar proporciona conhecimentos sobre a nutrição e qualidade de vida, estimulando os hábitos alimentares saudáveis dos nossos alunos. Com o objetivo de adquirir alimentos ricos em vitaminas e minerais, que são encontrados nas hortaliças e frutas, com intuito de suprir as carências nutricionais diárias e conseqüentemente a prevenção de doenças e na seletividade alimentar. Todo o alimento produzido nas hortas é servido na alimentação escolar de todos os alunos.” Finalizou a Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Bruna Eyng.
O projeto está em fase de finalização na escola Espaço Compartilhado Menino Jesus, contemplada com a implantação da horta pedagógica. Nesta Unidade Escolar, os alunos terão a oportunidade de participar ativamente de todas as etapas do projeto, desde o preparo do solo até o cultivo e colheita dos alimentos.
A parceria entre as Secretarias de Obras e Agricultura tem sido fundamental para o sucesso do projeto. Contribuindo com a infraestrutura necessária para a criação das hortas, como a construção de canteiros elevados, a instalação de sistema de irrigação e a disponibilização de ferramentas adequadas. Bem como oferecendo suporte através do Técnico Agrícola Roberto, fornecendo sementes, mudas e orientações sobre o cultivo orgânico.
Além disso, o apoio dos gestores, professores e alunos tem sido essencial para o desenvolvimento do projeto. Os educadores têm utilizado a horta como uma ferramenta pedagógica, integrando as atividades práticas ao currículo escolar. Os estudantes têm aprendido sobre os ciclos de vida das plantas, a importância da alimentação saudável e a valorização do trabalho em equipe.
Próximos passos:
Com o sucesso alcançado nas escolas já contempladas, o Projeto Horta Pedagógica será iniciado também na Escola Lili Maria Konzen, localizada em Americana do Norte. Essa expansão demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em promover a sustentabilidade e a educação ambiental em todas as unidades escolares do município.
O Projeto Horta Pedagógica, em parceria com as Secretarias de Obras e Agricultura, tem se mostrado uma iniciativa promissora para a educação e a conscientização ambiental. Além de proporcionar uma alimentação mais saudável para os alunos, a horta também estimula o aprendizado prático e a valorização do meio ambiente. Com o apoio dos gestores, professores e estudantes, esse projeto tem o potencial de transformar a forma como a educação é vivenciada nas escolas municipais, bem como a qualidade da alimentação.
Na Escola Valdecir Dias Rodrigues no Distrito de Nova Fronteira o Projeto também esta em andamento, sendo este desenvolvido pela Gestão Escolar, parceiros e os alunos.
“O nosso objetivo é que todas as Unidades Escolares possam ter uma horta, que além de produzir alimentos com qualidade, também possamos fazer o ato pedagógico tanto no processo de construção como de manutenção da mesma. Esse projeto só esta sendo possível pelas parcerias e também pela dedicação e empenho de nossos Profissionais da Educação e alunos.” Finalizou o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Denivaldo Souza.
Fonte: Assessoria da prefeitura