Profissionais da educação do município de Gaúcha do Norte participaram de uma capacitação do Projeto Capacitar para Salvar desenvolvida pelos bombeiros Subtenente Rogério e soldado Chaves da 6ª Companhia de Bombeiros Militar (6ª CIBM) de Primavera do Leste. Os encontros foram realizados nas noites de quinta e sexta-feira, no saguão da escola Bem Me Quer.
A capacitação teve como objetivo principal capacitar e treinar os professores, funcionários da Educação Básica, através de instruções teóricas e treinamentos práticos, para que possam prestar os primeiros socorros aos alunos.
Em Gaúcha do Norte, 39 professores e servidores da escola de Educação Infantil, Educação Básica, secretaria de Educação e APAE, foram capacitados.
O projeto “Capacitar para Salvar” é uma iniciativa do Comando Regional Bombeiros Militar II (CRBMII) e tem como objetivo capacitar os profissionais da Educação de acordo com o que determina a Lei 13.722/18, sancionada em 04 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas, que obriga as escolas, públicas e privadas, bem como espaços de recreação infantil, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
A Lei Lucas surgiu após a repercussão do caso de Lucas Begalli, de 10 anos, que, durante um passeio escolar, engasgou com um pedaço de alimento, causando asfixia mecânica e morrendo logo em seguida.
O Projeto tem como objetivo prevenir que casos como o do menino Lucas, voltem a ocorrer.
Fonte: Assessoria da Prefeitura