A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada do Cacique Rony Parecy, do líder Vilmar Kaezokemaece e do norueguês Andreas Jørgensen, diretor do Norway´s International Climate and Forest Initiative (NICFI), falou da satisfação de ser madrinha dos indígenas de Mato Grosso. A declaração foi feita nesta quarta-feira (16.11), via Instagram.
“Sinto muito orgulho de ser madrinha dos indígenas de Mato Grosso. Os povos originários merecem nosso respeito, atenção e valorização”, disse Virginia.
A primeira-dama de MT é idealizadora do programa Ser Cidadão Indígena, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com a colaboração da Superintendência de Assuntos Indígenas. O projeto tem a finalidade de ampliar os atendimentos, garantindo aos povos indígenas assistência básica com saúde de qualidade, educação, dentre outros direitos.
“No atual governo asseguramos a dignidade dos irmãos indígenas por meio das ações de cidadania. Me sinto parte desse povo e estarei sempre em defesa deles”, ratificou a primeira-dama de MT.
Para o Cacique Rony, da Aldeia Wazare, participar da COP 27 é a oportunidade de mostrar ao mundo uma nova realidade. “Divulgamos o protagonismo econômico indígena, respeitando o nosso território, meio ambiente, cultura e a essência coletiva. Aqui podemos mostrar que é preciso lutar pelas terras da Amazônia, porque podemos desenvolver com sustentabilidade. Estar ao lado da nossa madrinha Virginia Mendes é uma honra, ela sempre está próxima de nós e tem feito um ótimo trabalho pelo nosso povo”, ressaltou o Cacique.
Andreas Jørgensen destacou a parceria com o Governo de Mato Grosso. “É um sucesso a parceria. Com os recursos aportados conseguimos manter os níveis de desmatamento abaixo do limite de 1.788 km² ao ano”, afirmou.
Fonte: GOV MT
A Polícia Civil, por meio da força-tarefa que apura as interceptações telefônicas ilegais realizadas no Estado de Mato Grosso, conhecida como “Grampolândia Pantaneira”, encaminhou ao Poder Judiciário, nesta quinta-feira (17.11), o inquérito policial nº 49/2017.
O inquérito foi instaurado com o objetivo de apurar possíveis interceptações telefônicas ocorridas em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá), no ano de 2016.
Durante as investigações foi possível constatar suposto crime de obstrução de Justiça, praticado por civil, além de outros delitos militares, praticados por um policial militar. Em relação ao militar, os fatos deverão ser apurados pela Justiça especializada.
Segundo a delegada responsável pelas investigações, Ana Cristina Feldner, os fatos envolvendo a “Grampolândia Pantaneira” foram desmembrados em sete inquéritos.
“Mesmo diante da complexidade envolvendo cada procedimento, a força-tarefa encaminhou para o Poder Judiciário mais um inquérito policial, sem prejuízo das investigações estarem em adiantada análise quanto aos demais”, disse a delegada.
Participam da força-tarefa os delegados Renato Resende e Romildo Nogueira, coordenados pela delegada, Ana Cristina Feldner.
Fonte: GOV MT
A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) reestruturou, nesta quinta-feira (17.11), o atendimento telefônico para facilitar e simplificar o acesso às informações fazendárias, e ampliou a gama de serviços disponibilizados pelo telefone.
No call center, os atendimentos considerados de baixa complexidade continuarão sendo atendidos via telefone, enquanto as demandas mais complexas, que exigem consulta à legislação tributária, serão direcionadas para o canal online chamado “Sefaz Para Você”. Nele o contribuinte registra sua solicitação por meio de um ticket, que é respondido por um analista especializado no assunto.
O atendimento do call center é feito pelo número (65) 3617-2900, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h15 e das 13h às 16h15 – horário de Mato Grosso. Dentre os serviços e atividades atendidas por telefone estão aqueles relacionados ao cadastro, certidão negativa de débitos, documento de arrecadação, IPVA, ITCD, termo de apreensão de depósito, sistema e-Process e documentos fiscais como NFA-e, CT-e, entre outros.
O secretário adjunto de Relacionamento com o Contribuinte (SARC), Jefferson Delgado, destaca que o objetivo da mudança no call center é proporcionar um atendimento mais ágil e simplificado aos contribuintes. “Nós retiramos alguns serviços e os transferimos o ticket do Sefaz Para Você, pois os assuntos demandavam muito tempo para atendimento. Com isso, o telefone ficará mais ágil e simplificado, permitindo que mais contribuintes sejam atendidos por dia”, explicou.
Em relação aos assuntos mais complexos, além do atendimento eletrônico, as demandas podem ser resolvidas diretamente no atendimento presencial em uma Agência Fazendária (Agenfa) de seu domicílio tributário (Clique aqui para acessar a lista de todas as unidades disponíveis no Estado).
Importante enfatizar que a Sefaz também disponibiliza ao contribuinte o Portal do Conhecimento, um ambiente virtual de informações sobre os serviços e produtos disponibilizados pela Secretaria. O portal visa facilitar o acesso às informações referentes à legislação tributária e seus procedimentos.
(Supervisão de texto – Lorrana Carvalho)
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento