Euziany Teodoro
Única News
A Primavera inicia oficialmente neste domingo (22/9) no Brasil, com a promessa de trazer ao país algum alívio com temperaturas amenas, chuvas e aumento da umidade do ar. Apesar disso, diante da seca extrema vivida em Mato Grosso e outros estados da região central do país, a previsão de chuva ainda é distante.
Apesar de ser um período de transição entre estações secas e chuvosas na região central do país, a Primavera não vai trazer alívio imediato. A chuva deve voltar a cair em Mato Grosso só a partir de outubro.
Alguns municípios já registram e a população comemora chuvas tímidas, como em Primavera do Leste, Poconé, Campo Verde, Poxoréu, entre outros. Em outras cidades, temporais foram registrados, mas logo o calorão tomou conta novamente, como é o caso de Alta Floresta e Jaciara.
Em Cuiabá, já são 127 dias sem chuva. A última chuva registrada na capital foi no dia 17 de abril de 2024, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A primavera vai até 21 de dezembro, quando chega o Verão.
PREVISÃO DA SEMANA
A previsão do tempo para Cuiabá é desanimadora. Os níveis de umidade do ar estão baixíssimos, comparados aos de deserto, e não há qualquer previsão de chuva para a Capital, a fim de melhorar a qualidade do ar.
Para este domingo, a máxima pode chegar a 43 graus. Existe alerta laranja de perigo para umidade do ar abaixo de 12%, com sérios riscos à saúde.
A mesma previsão – mínima de 27 e máxima de 43 graus – se repete para a segunda-feira (23), terça-feira (24) e quarta-feira (25), sem alívio para os cuiabanos.
Na quinta-feira (26) a mínima será 30 graus (mesmo à noite) e a máxima também chega aos 43 graus.
Na sexta-feira (27) pode haver algum alívio. Há 15% de chances de chuva e a temperatura máxima pode sair da casa dos 40 graus e baixar a 36 graus.
Para enfrentar este período, é preciso se hidratar bastante, com água e sucos; evitar exposição ao sol em períodos de pico e é indicado o uso de umidificadores de ar, especialmente onde há idosos e crianças.
Não esqueça dos cuidados com os animais de estimação. Não faça caminhadas durante o dia e deixe sempre água à disposição. Uma dica é congelar pequenos potes de água e colocar o gelo na tigela dos bichinhos.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews