Christinny dos Santos
Única News
A 20 dias do verão, o do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que dezembro será um mês quente e chuvoso, característico da estação. Episódios de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) passam pelo país, afetando principalmente as regiões Norte, mas também deixam rastros no Centro-Oeste. Apesar disso, a temperatura em Mato Grosso pode chegar até a 2 °C acima da média registrada neste período.
Neste início de mês o Inmet alertou também para o perigo de tempestade (alerta laranja). Enquanto durar o aviso meteorológico, válido para a Capital e outros 66 municípios, as chuvas podem chegar a 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Neste período também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A instabilidade no clima que já vinha sendo causada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua, mas agora pela ação da ZCIT. O volume de chuva deve atingir 100 mm em algumas localidades, especialmente no noroeste de MT.
No nordeste de Mato Grosso as chuvas podem ficar acima da média histórica para o período. Em contrapartida, o sudoeste do Mato Grosso será afetado pela má distribuição das precipitações. Apesar disso, o mês de dezembro será marcado pela elevação dos níveis de umidade no solo em todo o estado, o que deve favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Mesmo com as chuvas, o mês deve ser quente. A chegada de verão traz também o solstício, o momento do ano onde o Hemisfério Sul recebe a maior quantidade de radiação solar no ano. A temperatura média histórica deve ser superior a 28 °C neste primeiro mês, sendo que na faixa norte do estado deve ser ainda mais quente, superando a média em 2 °C.
Segundo o Inmet, o verão começa efetivamente em 22 de dezembro. Até lá, apesar do grande volume, as pancadas de chuvas podem ser isoladas.
Confira previsão da semana para a Capital:
Na terça-feira (03), o dia começa com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas que devem seguir até o anoitecer. A temperatura mínima fica em 27 °C e a máxima pode chegar a 34 °C. A previsão se repete na quarta-feira (04), com 89% de chance de precipitação. Apesar da chuva, neste dia, os raios UV emitido pelo sol serão extremos entre 11h e 12h.
O dia amanhece parcialmente nublado na quinta-feira (05) com 40% de chances de chuva fraca nas primeiras horas da manhã. A temperatura fica entre 26 °C e 34 °C, com a umidade do ar chegando a 97%. Já na sexta-feira (06), o dia deve ficar nublado na maior parte do tempo, com chuva forte de manhã e pancadas isoladas de tarde até a noite.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews