Sophia @princesinhamt
Notícias

Previsão de mais chuvas em Cuiabá após alagamento na cidade

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ari Miranda

Única News

As chuvas que caíram em Cuiabá e Várzea Grande neste final de semana poderão se repetir entre esta segunda-feira (13) e a próxima sexta-feira (17), de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O instituto emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Estado às 10h da manhã desta segunda: Um na cor laranja (perigo) para a região norte; e outro na cor amarela (perigo potencial) para a capital e municípios da porção sul do estado, onde poderão cair aproximadamente 50mm ao longo do dia, com possibilidade de ventos intensos, com velocidades entre entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Além disso, conforme o Inmet, em Cuiabá há ainda o risco de repetir-se o que aconteceu neste domingo (12), onde uma forte tempestade causou alagamentos em vários bairros, casas ficaram inundadas, deixando várias famílias no prejuízo com a perda de móveis e outros objetos pessoais.

Em um vídeo registrado do alto de sua sacada, no bairro Jardim Tropical, um morador da Capital registrou a rua de sua casa alagada após o forte temporal.

VEJA VÍDEOS NO FINAL DESTA MATÉRIA

Nas imagens, é possível ver uma mulher passando a pé em meio à enchente, com a água quase na altura da cintura, correndo sério risco de infecção por doenças, como a leptospirose. Já na região da Estação Ipiranga, centro de Cuiabá, um motorista filmou a correnteza e a água na altura da plataforma da estação.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) 103 milímetros de chuva caíram na tarde deste domingo na Capital de MT – o esperado para quase uma semana.

PREVISÃO

Até sexta-feira (17), a previsão para todos os municípios do estado é de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia, com chances de trovoadas isoladas.

Em Cuiabá e Várzea Grande, conhecidas por seu calor intenso, os termômetros devem caminhar de forma amena, com a temperatura oscilando entre os 22 ºC e 33 ºC ao longo da semana

A chuva também promete ser intensa na cidade de Rondonópolis (218 Km da Capital) com a umidade relativa do ar podendo chegar aos 100%. Por lá, os termômetros não devem ultrapassar os 30 ºC.

Já em Alta Floresta (790 Km de Cuiabá), uma das cidades dentro da faixa de alerta laranja no extremo norte mato-grossense, além do risco de tempestades, há ainda a possibilidade de fortes rajadas de vento ao longo da semana, que poderão chegar aos 100 quilômetros por hora – o que representa sérios riscos, como de destelhamento de casas e derrubadas de árvores e galhos. Os termômetros por lá devem oscilar entre os 23 ºC e 33 ºC.

Reprodução/Redes Sociais

celular ligado na tomada.jpg

Uso de celular conectado à tomada representa risco de morte durante chuvas.

TODO CUIDADO É POUCO

Independente do alerta amarelo ou laranja, a recomendação de especialistas à população durante as chuvas é evitar se abrigar debaixo de árvores ou marquises de prédios, além de não estacionar carros ou outros veículos próximo a árvores velhas, torres de transmissão de energia ou placas de propaganda (outdoor).

Além disso, fica proibido o uso de celulares ou outros aparelhos eletroeletrônicos conectados à tomada, independente de momentos de chuvas ou não.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.