Calor, umidade, aglomerações e exageros na alimentação e na bebida alcoólica são comuns nas festas de final de ano. Mas esses fatores também podem abrir portas para doenças que, além de estragar a celebração, podem comprometer a saúde.
Especialistas alertam que, nessa época, a atenção deve ser redobrada, já que fatores ambientais e comportamentais podem aumentar o risco de infecções.
Listamos cinco problemas de saúde comuns nesse período e dicas para preveni-los, garantindo um fim de ano mais saudável.
1. Doenças respiratórias
O que são: infecções como gripe (Influenza), Covid-19 e Vírus Sincicial Respiratório (RSV) são mais comuns em aglomerações. A transmissão ocorre pelo contato com gotículas contaminadas, liberadas ao tossir, espirrar ou falar.
Prevenção: higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70% é essencial. Evite contato próximo com pessoas doentes e, se estiver gripado, use máscara para proteger os outros.
2. Gastroenterite
O que é: popularmente conhecida como “infecção alimentar”, pode causar vômitos, diarreia e desidratação. É provocada por alimentos ou água contaminados.
Prevenção: evite consumir alimentos de origem ou manipulação duvidosa. Tenha certeza que a água que está consumindo é tratada ou de fonte segura. Armazene alimentos perecíveis adequadamente, especialmente em dias quentes.
3. Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
O que são: doenças como HPV, sífilis, gonorreia e HIV que podem evoluir para problemas graves. O HIV, por exemplo, pode causar a Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O consumo excessivo de álcool nesse período pode levar à redução do uso de preservativos, aumentando os riscos.
Prevenção: use preservativo em todas as relações sexuais e evite decisões impulsivas sob o efeito do álcool. A prevenção é sempre a melhor escolha, portanto, nada de baixar a guarda!
4. Doenças de pele
O que são: infecções fúngicas e irritações na pele, mais comuns com o aumento do calor e da umidade, a exemplo de micoses e dermatites. Praias e piscinas contaminadas também podem facilitar o contágio.
Prevenção: mantenha a pele seca, use roupas leves e evite contato com areia ou água visivelmente contaminadas. Não compartilhe toalhas ou objetos pessoais.
5. Arboviroses
O que são: doenças transmitidas por insetos, como dengue, zika e chikungunya. A alta incidência de chuvas no fim do ano, junto ao calor do verão, favorece a proliferação de mosquitos.
Prevenção: use repelentes, mantenha portas e janelas protegidas com telas e elimine criadouros de mosquitos, como recipientes com água parada.
Com simples hábitos de higiene e prevenção, você pode aproveitar as festas de fim de ano sem sustos.
Fonte: primeirapagina