Sophia @princesinhamt
Notícias

Presidente do Shopping Popular busca apoio para camelôs após incêndio: Ajuda crucial para recomeço emocional

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Fred Moraes

Única News

Há uma semana, os lojistas e toda a administração do Shopping Popular de Cuiabá assistiam os mais de 29 anos de história ser completamente destruído pelas chamas do grande incêndio que atingiu o prédio do centro comercial, localizado na Avenida Manoel José de Arruda, cruzamento com a Carmindo de Campo, na madrugada de segunda-feira (15).

Do dia para a noite, os mais de 600 comerciantes que usavam o espaço para garantir as rendas mensais precisaram se reinventar, passando do confortável imóvel para barracas improvisadas em vias próximas ao local.

Pelo menos 150 tendas foram alocadas de forma provisória ao longo da Carmindo de Campos para tentar suprir a necessidade de cada lojista, de forma temporária.

Mesmo passando sete dias, o recomeço dos empresários não vem sendo fácil. Como contou o presidente do Shopping Popular, Misael Galvão, em entrevista exclusiva ao Única News alguns deles estão traumatizados a ponto de recusar-se a sair de casa.

“Estamos nas calçadas, nas ruas, aproximadamente 150 tendas, com dois ou três camelôs em cada uma delas. Existem associados que emocionalmente não conseguem nem sair de casa. Então, a estrutura de motivação vem da sociedade, poder público e da imprensa porque quanto mais ajuda, mais conseguimos fazer eles recomeçarem. Porque, realmente, o emocional de todo mundo está abalado”, disse o presidente.

Misael afirma ainda que, a sociedade pode fazer um papel que será diferencial na retomada dos lojistas, empenhando-se a visitar as tendas e comprando algum produto ofertado, que vai de sucos, refrigerantes e salgados até assistência técnica para celulares.

“O que nós precisamos hoje, já que o Shopping Popular está funcionando provisoriamente com alguns associados em torno da Avenida Carmindo de Campos, é que a sociedade, que sempre nos apoiou, passe lá e compre algum produto para nos ajudar a ressurgir das cinzas.”, finaliza. 

Tchélo Figueiredo/ Prefeitura de Cuiabá

CAMPO GRAMADO COMPLEXO ESPORTIVO

O campo gramado que receberá as tendas

RECOMEÇO

Em Assembleia Geral realizada em 16 de julho, os lojistas do Shopping Popular decidiram que irão se instalar, de maneira provisória, dentro do Complexo Poliesportivo Manoel Soares de Campos – Dom Aquino, que fica a poucos metros do centro de compras. 

O Complexo Poliesportivo foi cedido pela Prefeitura de Cuiabá, como parte das medidas emergenciais tomadas mediante ao caos que assolou os lojistas. Emanuel Pinheiro (MDB) sugeriu que os lojistas passassem para o campo do ginásio, em razão do tamanho da área e adiantou que caberá à prefeitura ceder barracas para o recomeço.

 Não foi anunciada a data oficial que os lojistas passarão para a área do campo. A expectativa é que até no fim de semana seja definida o cronograma de transição.

 

2025 word2

Prédio em chamas

INCÊNDIO 

O prédio do Shopping Popular foi atingido por um incêndio às 2h26 da madrugada de 15 de julho, quando repentinamente uma fumaça surge na parte de baixo das escadarias do shopping, que levavam ao andar superior. Em menos de 10 minutos, o fogo toma conta de todo o imóvel. Entretanto, o Corpo de Bombeiros foi acionado somente vinte e seis minutos depois, via 193, às 2h46.

As equipes chegaram ao local às 2h53, com apenas sete minutos de deslocamento. O Shopping Popular beneficiava cerca de 600 famílias, gerando mais de três mil empregos diretos e indiretDiligências investigativas por parte da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) apontam preliminarmente que a causa do incêndio pode ter ocorrido por uma falha no sistema elétrico. Na semana passada, os investigadores da Polícia Judiciária Civil (PJC) requisitaram exame técnico pericial do local, que foram realizados após encerramento total das atividades do Corpo de Bombeiros.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.