Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeitura promove audiência pública sobre demarcação de terras indígenas no município

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A prefeita Jô, de Santa Cruz do Xingu, convida os produtores rurais do município para pública que vai discutir a demarcação de áreas na região do Araguaia. O evento acontecerá nesta sexta-feira (15), às 9h, no salão paroquial da igreja católica.

A audiência contará com a presença da senadora Margareth Buzetti, da deputada federal Coronel Fernanda, do deputado federal Coronel Assis, do deputado federal José Medeiros e outros parlamentares.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Xingu, Adriano Wagner, o assunto é de suma importância. “A demarcação vai afetar todos que moram aqui e na região ao redor, como os municípios de Vila e Confresa”, cita.

O impacto da demarcação

O estudo para a demarcação de uma nova área indígena de 362.243 hectares, aprovado pela Funai, irá afetar 218 mil hectares do município de Santa Cruz do Xingu. A criação de uma nova terra indígena na região do Araguaia poderá eliminar quase 10% da área cultivada por produtores rurais. Outro município a ser afetado é Vila Rica. A Prefeita Jô Soares de Souza se reuniu com o governo estadual em busca de uma solução e solicitou da Associação Mato-grossense dos Municípios uma assistência Jurídica, pois o prazo para apresentar a defesa dos municípios é de 90 dias. O presidente da AMM, Neurilan Fraga, vem acompanhando a situação e apoiando os gestores municipais nesta questão.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.