O bairro Santo Antônio, de Jaciara, é a quinta comunidade contemplada pelo Programa Passeio Legal, criado pela Prefeitura Municipal, que iniciou o serviço de construção de calçadas nas vias públicas. E, o projeto já beneficiou 100% os bairros Santa Rita, São Sebastião e Leblon. Ainda, o serviço está sendo executado na comunidade Clementina.
As comunidades também receberam o serviço de aplicação de microrrevestimento, recentemente, além da substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de Led.
No Santo Antônio, a Secretaria Municipal de Infraestrutura executa, também, a construção de meios-fios, revitalizações de bueiros e troca de lâmpadas convencionais por led.
A prefeita Andréia Wagner (PSB) e o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Leomar Soares (Mazinho), visitaram o Santo Antônio na sexta-feira (10.03), para falar dos serviços que iniciaram nas avenidas Xavantes e Botocudos, e também na rua Tabajara.
“Hoje, o projeto Passeio Legal, contempla o Santo Antônio e sequentemente, vamos beneficiar todas as comunidades jaciarenses. Vale lembrar que, o serviço é realizado após a aplicação do microrrevestimento asfáltico, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo. Também, o bairro receberá instalação de meios-fios, limpeza, troca de iluminação pública por lâmpadas de Led, sinalização do trânsito”, disse gestora municipal.
“É mais um bairro que intensificamos o serviço. Vale lembrar a população que, o período chuvoso acaba interferindo um pouco o trabalho, mas quando dá trégua, avançamos”, disse o secretário, que reforçou que “o trabalho não para”, tanto que a ideia do programa visa atender tanto as comunidades da zona urbana quanto a zona rural.
Segundo o secretário, antes de fazer o serviço de calçada nas frentes das casas, é feito um estudo sobre o terreno, a limpeza dos canteiros, praças e espaços públicos na comunidade, para preparar o ambiente, como plainar e construir os meio-fios.
A dona-de-casa, Marilene Cordeiro de Souza, 53 anos, que há 18 anos vive no bairro Santo Antônio, falou que o serviço é necessário para a comunidade.
“Estou muito feliz por desenvolverem o projeto aqui. Pois, nesta rua, por exemplo, tinha muita lama, principalmente quando chove, alaga tudo! Pois a chuva, quando muito forte, vem com força pra cá e invade nas casas. Então, com a colocação das calçadas e meio-fios vai evitar o problema”, contou a moradora.
O programa – O Programa Passeio Legal, de iniciativa da Prefeitura de Jaciara, promove ao morador os materiais necessários para que a calçada seja construída, atendendo a Lei Municipal Nº 1.685/15 e também o código de obras e posturas do município (Lei Nº 38/68).