Foi lançado oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 27/09, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA). O lançamento aconteceu no Centro de Ensino Isoldi Storck e marca o início das atividades do projeto pioneiro em Mato Grosso que traz uma modalidade de acolhimento diferenciada que visa oferecer proteção integral a criança ou adolescente que precisa ser afastado temporariamente de sua família de origem por medida de proteção.
“A semente foi plantada e germinou, vamos adubar para que dê bons frutos”, comentou o Prefeito Vander Masson durante a cerimônia de lançamento do projeto., explicando que o Serviço Família Acolhedora foi instituído em Tangará da Serra através da Lei nº 5.707, de 22 de abril de 2022.
O acolhimento é uma medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e deve ser excepcional e provisória, não ultrapassando 18 meses. “Trata-se de uma modalidade em que a criança ou o adolescente é cuidada temporariamente por uma outra família, que é a família acolhedora, que assume todos os cuidados e a proteção da criança”, explica a Secretária de Assistência Social, Márcia Kiss.
As famílias acolhedoras são selecionadas, preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais para receber crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, até que possam retornar às suas famílias de origem, ou, quando isso não é possível, serem encaminhadas para a adoção.
O projeto Família Acolhedora, defendido e encabeçado pela Primeira-dama, Silvana Ló Masson, já possui cinco famílias cadastradas em Tangará da Serra. Trata-se de uma ação que envolve uma rede de instituições com um único propósito: promover o acolhimento de crianças e adolescentes de maneira digna e eficaz.
O Serviço Família Acolhedora em Tangará da Serra é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, tendo como coordenadora, Janaina Oliveira, e como responsáveis técnicas a Assistente Social, Fernanda Fachin, e a Psicóloga, Diene Fialho.
Participaram do lançamento os vereadores Ademir Anibale, Nivaldo Leiteiro e Sebastian Ramos, a Promotora da Infância e da Juventude, Fabiana da Costa Silva Vieira, e o Defensor Público, Daniel Rodrigo de Souza Pinto.
Fonte: Assessoria da Prefeitura