Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeitura firma acordo para implantação de programa de transferência de embriões em bovinos de leite

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos assinou Acordo de Cooperação com Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – EMPAER para execução do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através de Transferência de Embriões/Programa Mato Grosso Produtivo Leite.

O Acordo de Cooperação N° 012/SEAF/2023 foi assinado no dia 15 de Julho de 2023 pelo Prefeito Municipal, Jamis Silva Bolandin. “O Acordo permitirá o município de São José dos Quaro Marcos dar continuidade no melhoramento genético do rebanho leiteiro através da Agricultura Familiar pela Transferência de Embriões”. O acordo foi assinado após a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), apresentar o projeto Pró-Genética Embriões do Leite, que foi avaliado e aprovado pela SEAF/MT. A ação compõe uma das ações do Programa Municipal Mais Leite.

O projeto visa promover o aumento da produção e da produtividade do rebanho leiteiro mato-grossense através do melhoramento genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através da Transferência de Embriões em Tempo Fixo (TETF) para obtenção de preenhezes fêmeas da raça Girolando ½ sangue produzidas pela biotecnologia da Fertilização in Vitro – FIV. 

Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário Municipal de Agricultura, “Pelo novo acordo com a SEAF/MT e EMPAER serão produzidas 120 preenhezes fêmea da raça Girolando”. As ações são financiadas com recursos do Governo de Mato Grosso, pelo Programa Mato Grosso Produtivo Leite da SEAF/MT.  A Prefeitura Municipal irá adquirir 20 preenhezes como contrapartida com recursos próprios. 

Os produtores de leite interessados serão mobilizados pela SEFAICO, e selecionados pela EMPAER conforme critérios técnicos citados pelo acordo, como ser da agricultura familiar e possuir no mínimo de 10 e no máximo 20 matrizes (vacas e novilhas) receptoras. 

A empresa responsável pelos serviços de TETF será a Agropecuária Nossa Senhora da Medalha Milagrosa Ltda, que deverá produzir e transferir embriões conforme as características listadas no Termo de Referência nº 054/2022/SEAF. A gestação das vacas receptoras e sexagem dos fetos será confirmada a partir de 60 dias, com Diagnóstico Gestacional acompanhado pela EMPAER.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.