Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeitura é alvo de ataque cibernético: servidor é hackeado e dados são criptografados

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Publicado em:
19/04/2023 às 16:55:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Segunda-feira, 17 de abril, a prefeitura de Novo Horizonte do Norte sofreu um ataque hacker em seu sistema de informática, que causou a perda de todas as informações armazenadas em seu servidor. O ataque foi realizado por meio de uma técnica de criptografia, que bloqueou o acesso aos dados e informações da instituição pública.

A invasão foi detectada logo que os servidores chegaram para iniciar as atividades do setor. Ao acessarem o sistema, receberam a mensagem que o servidor tinha sido hackeado e exigiam o pagamento de criptomoedas para a liberação do sistema.

O ataque causou prejuízos significativos em diversas áreas e departamentos da prefeitura, incluindo o de finanças, recursos humanos e orçamentos. A perda dessas informações, comprometeu o funcionamento regular da instituição, prejudicando o atendimento ao público e a execução de suas atividades devido a perca de todas as informações armazenadas no servidor local.

Segundo a secretária de administração, Letícia Castilho, o sistema voltou a funcionar na tarde desta terça-feira (18), porém, com limitações, pois como todos os dados foram perdidos, os servidores terão que refazer todo o trabalho de alimentar o sistema com as informações perdidas.

“Pedi ainda, que os fornecedores da prefeitura compreendam atrasos que possam acontecer nos pagamentos, pois o trabalho de lançamento de compras deverá ser todo refeito para somente depois se fazer o pagamento, conforme as determinações padrão a se seguir”, acrescentou a secretária.

O chefe de gabinete da prefeitura, Claudio Amorim, juntamente com o assessor jurídico, Bruno Sanches e o Técnico de Informática, Andersom Ribeiro, foram até a Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Porto dos Gaúchos, para registro de Boletim de Ocorrência. O caso já está sendo investigado.

O Tribunal de Constas do Estado (TCE-MT) e a Receita Federal foram informados via ofício emitido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), referente ao ataque sofrido no servidor por meio de ataque criptografado onde os hacker pediam pagamento por meio de criptomoedas.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.