Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeitura de Cuiabá reforça a fiscalização contra a perturbação do sossego provocada por escapamentos de veículos adulterados

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá intensificou o combate à poluição sonora, principalmente as que são causadas por escapamentos adulterados de motocicletas. Conforme a secretária de Ordem Pública e Defesa Civil, Juliana Palhares, a medida é uma política pública que visa proteger pessoas com deficiência, idosos, autistas e até animais domésticos, que são grupos vulneráveis aos ruídos, reforçando assim a inclusão social.


 
“Infelizmente, vemos que isso é muito cultural. Muitos acham divertido ou bacana o barulho excessivo, mas não é. É chato, prejudica a saúde e o bem-estar de muitas pessoas”, afirmou Juliana, destacando a prioridade da gestão.
 
A secretária alertou que escapamentos que estão fora das especificações do Código de Trânsito Brasileiro podem acarretar multa, apreensão e até destruição do apetrecho. “A depender da alteração que o condutor faz, é proibido. Ele é obrigado a retirar o escapamento e passar por uma nova vistoria”, completou.
 
A lei de trânsito estabelece que o nível de ruído do escapamento de um veículo não pode ultrapassar 99 decibéis a uma distância de 7 metros. O agente de trânsito pode aplicar multa caso o veículo esteja com os níveis de ruído acima do permitido. A infração é grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH. Além disso, o veículo será retido até que o dono faça a regularização da peça.
 
A ação reflete a visão do prefeito Abilio Brunini, que integra medidas de acessibilidade em suas políticas. As consequências do barulho vão além do incômodo. Para autistas, o som abrupto pode desencadear crises sensoriais graves. Idosos, por sua vez, podem enfrentar picos de ansiedade, agravamento de problemas de saúde e até quedas provocadas pelo susto. Já para os animais, o ruído intenso gera estresse, comportamento agressivo e até problemas cardíacos.
 
Juliana destacou que o trabalho será realizado em parceria com outras secretarias e acrescentou que as operações de fiscalização já estão em andamento. Na última sexta-feira (3), uma ação conjunta resultou na apreensão de motocicletas irregulares. “Não estamos apenas fiscalizando. Queremos fomentar mudanças culturais e comportamentais, além de oferecer alternativas, como espaços adequados para quem gosta de som automotivo”, explicou.
 
A iniciativa também dialoga com o projeto da Câmara Municipal que pretende regulamentar áreas específicas para som automotivo. “A ideia é boa, desde que seja bem fiscalizada e não prejudique o descanso de quem vive nas proximidades”, acrescentou.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.