A Prefeitura de Cuiabá anunciou nesta terça-feira (6) um plano de ação para testagem e tratamento contra a covid. Nesta quinta-feira (8) está previsto a entrega de 50 mil testes rápidos no CDMIC (Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá).
Além disso, serão disponibilizados 18 leitos de enfermaria de retaguarda para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e policlínica, 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto.
Esse contingente, segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) deve ser suficiente até o mês de agosto.
As alternativas apresentadas pelo município são também para prevenção, já que no período do dia 15 ao dia 25 de janeiro a cidade enfrentou um pico da doença – resultado das festas de fim de ano e viagens de férias.
Sobre o carnaval, a prefeitura conta com o bom senso das pessoas para a conscientização da própria saúde e dos familiares.
Além dos testes rápidos, a SMS também fornecerá testes tipo RT-PCR, de eficácia maior, mas com o resultado preciso em 72 horas.
Situação atual
Em pouco mais de um mês, os casos de covid-19 no estado multiplicaram 6 vezes. Os números do Painel Covid MT, da SES-MT (Secretaria Estadual de Saúde), mostram que em dezembro de 2023 foram registrados 1.217 casos. Até esta terça-feira (6), o ano de 2024 já acumulou 9.296 pessoas infectadas.
LEIA MAIS: Onde se vacinar contra a covid em Cuiabá?
Alta da covid faz aumentar busca por máscaras e testes rápidos em MT
As mortes também cresceram. Considerando que em dezembro foram registradas 4 mortes, e até o último levantamento foram 25.
Conforme o painel, há atualmente 74 internados e 3.235 em monitoramento de saúde, mas fora do ambiente hospitalar.
Fonte: primeirapagina