A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal der Turismo e Cultura, celebrou na tarde de sexta-feira (20) os 43 anos de fundação da Biblioteca Municipal Professora Leonídia Avelino de Moraes.
Uma solenidade que contou com a presença de escritores, poetas, artistas plásticos, produtores culturais, historiadores, professores, alunos e pessoas da comunidade.
O secretário municipal de Cultura, Cláudio Henrique Donatoni , falou da importância da leitura e da necessidade de se criar o hábito de ler. “Ler é fundamental para termos acesso ao conhecimento. A leitura é um importante recurso para o acréscimo de novas informações e experiências”, avaliou Cláudio Henrique.
Já coordenadora de Cultura, Alessandra Castilho, disse aos presentes que a leitura é uma viagem fantástica ao mundo do conhecimento e da imaginação. “É por meio da leitura que adquirimos cultura, desenvolvemos imaginação e melhoramos a criatividade”, destacou Alessandra.
Durante o evento o escritor Hélio Santana conversou com os alunos da Escola Municipal Gabriel Pinto de Arruda e leu um texto de sua autoria sobre a biblioteca.
Já o poeta Esdras Crepaldi , declamou dois poemas escrito por ele. “Guardiã Leonídia” e “Aqui Jaz a Ponte Branca”.
O artista plástico e escritor Isaque Barbosa entregou uma obra em desenho, um quadro da biblioteca municipal Profa. Leonídia Avelino de Moraes, para o secretário de Cultura Cláudio Donatoni. A produção artística vai para o acervo da biblioteca.
José Aulis de Faria, recebeu uma homenagem da prefeitura, um certificado por ser o leitor que mais leu livros em 2022. “O José Aulis leu 104 livros somente no ano de 2022 e recebeu o título de leitor do ano”, informou a diretora da biblioteca, Divina Aparecida Santos Cochev.
Divina agradeceu a participação de todos que prestigiaram o aniversário da instituição.
O evento terminou com o tradicional Parabéns, com direito a bolo, comemorou os 43 anos do local.
Fonte: Assessoria da Prefeitura