Publicado em:
04/05/2023 às 16:08:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Membros do Corpo de Bombeiros Militar do 2º Batalhão de Várzea Grande se reuniram na manhã desta quarta-feira (3/5), com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do município de Nossa Senhora do Livramento (MT), afim de planejarem ações estratégias de prevenção às queimadas deste ano. A temporada proibitiva de incêndios florestais de 2023 ainda não foi anunciada pelo Governo do Estado devido à extensão do período chuvoso que ainda predomina. Entretanto, deverá ser anunciado a qualquer momento tão logo as chuvas cessam e o período da estiagem começa.
“Primeiramente viemos aqui reforçar a parceria que temos há muito tempo com o município, mas também já estamos colhendo informações para melhor planejarmos ações que medem efeito diante do combate as queimadas”, destacou o Major BM Adailton em reunião realizada no gabinete do prefeito do município, Silmar de Souza Gonçalves (UB).
Por sua vez, o prefeito Souza também mostrou preocupação com os dias vindouros, em especial na região rural da Serra da Araras onde o município mantém uma APA – Área de Proteção Ambiental. “Ali já tivemos fogo grandioso que devastou grande parte da área, que, aliás, é um dos cartões postais do município”, disse o prefeito que ainda sugeriu que seja realizada uma reunião ampliada com moradores da região para debater o assunto.
A presidente da Câmara de Vereadores, Leila Mello (UB) também se mostrou preocupada com o período da estiagem que se aproxima. “Precisamos nos precaver de todas as formas possíveis a se evitar estragos na flora e fauna e até mesmo na produção da nossa agricultura familiar”.
Em resumo; o grupo se comprometeu a trabalhar unidos promovendo palestras educativas, audiência pública, panfletos e outros tipos de mídias digitais para melhor esclarecer todos os moradores. Assim, a participação das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Rural, e Coordenadoria de Defesa Civil serão primordiais na ação.
Também esteve presente na reunião a secretária de Educação Maria Auxiliadora; o secretário de Desenvolvimento Rural Airton Arruda e demais servidores da pasta; o coordenador da Defesa Civil e brigadista do município; e o comandante adjunto do 2º BM/VG 1º Tenente Eduardo.