Segundo a prefeitura, falhas na coleta são registradas diariamente, com diversos bairros atendidos apenas parcialmente e outros sequer contemplados pelo serviço essencial.
De acordo com relatórios emitidos pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), as falhas mais graves estão concentradas nas regiões oeste e norte da capital, além dos distritos.
As notificações advertiram a Locar sobre a insuficiência de melhorias significativas na coleta de lixo, mesmo após a apresentação do plano emergencial no dia 3 de dezembro de 2024.
“É fato que, no início de janeiro, havia um grande acúmulo de lixo nas ruas. No entanto, já se passaram 21 dias desde o início da implementação do plano emergencial, e os resultados estão aquém do necessário. Acompanhamos diariamente a operação, e a quantidade de caminhões utilizados pela empresa varia entre 23 e 25 por dia, sendo que aproximadamente metade desses veículos possui capacidade de 15m³, dois têm capacidade de 6m³, e menos da metade alcança os 19m³. Isso é insuficiente para atender um município do porte de Cuiabá”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.
Conforme o planejamento apresentado, seriam necessários 29 caminhões compactadores com capacidade de 19m³, dois de 6m³ e um veículo de 15m³ equipado com munck para a coleta das lixeiras subterrâneas do centro da cidade.
“O cenário atual demonstra que a frota da Locar está abaixo do necessário para atender a demanda de Cuiabá. É imprescindível um aumento imediato no número de caminhões em operação para que a coleta melhore de maneira significativa”, reforçou o coordenador de Resíduos Sólidos da Limpurb, Henrique Ramos de Oliveira.
Outro problema apontado no documento é a ausência de veículos equipados com sistema de GPS, dificultando o monitoramento e a fiscalização do itinerário da coleta.
O secretário de Obras, Reginaldo Teixeira, também foi enfático ao apontar o prazo final estabelecido pela prefeitura. “A empresa Locar tem até o dia 6 de fevereiro para resolver a situação e atender plenamente às necessidades do município. Caso contrário, conforme determinação do prefeito Abilio Brunini, o contrato será rescindido, e outras providências serão tomadas para garantir que a população não fique sem esse serviço essencial”, afirmou.
A Locar também divulgou uma nota, na qual afirma estar cumprindo o plano emergencial estabelecido pelo prefeito Abílio Brunini.
A Locar Saneamento Ambiental informa que, conforme acordo oficializado com a Prefeitura de Cuiabá, está em andamento um Plano Emergencial para regularização da coleta domiciliar de lixo até o dia 31 de janeiro.
Por meio deste plano, a produção alcançou um aumento de 30%, saltando da média diária de 550 toneladas recolhidas para mais de 700 toneladas.
Também cumprindo esse mesmo acordo, a empresa está promovendo, gradativamente, a renovação total da frota de caminhões compactadores.
Para essa ação, o prazo estabelecido foi de 180 dias. Porém cinco novos veículos já foram integrados à frota e está prevista a chegada de mais dois nos próximos dias.
Além dos veículos para coleta convencional, a Locar também está disponibilizando uma retroescavadeira e seis caminhões caçamba para eliminação de bolsões de lixo e atendimento de pontos críticos.
Destaca novamente que possui licença ambiental vigente, alvará de funcionamento e certificado de regularidade do IBAMA, conforme comprovado no pedido de desinterdição da base operacional deferido pelo próprio Município no dia 20 de janeiro.
Sobre a fiscalização realizada pela Empresa Cuiabana de Limpeza Pública (Limpurb), nesta quinta-feira (23), a Locar ressalta que, até este momento, não recebeu nenhuma notificação referente ao ato. Todavia, se mantém à disposição do Município para averiguar os apontamentos e buscar uma solução sem que a prestação do serviço seja prejudicada.
Fonte: leiagora