Nos dias 18 e 19 de março, aconteceu em Nova Ubiratã o curso de socorrista e atendimento pré-hospitalar, organizado pela Nelcilei Barbosa Silva (Pretinha), e pela Silvane Rodrigues de Oliveira. As organizadoras do evento fizeram o curso no município de Sorriso e viram a importância desse curso para Nova Ubiratã. Desta forma fecharam a parceria com o diretor da empresa e instrutor do curso, Vanderlei Vieira da Silva, organizando e trazendo o mesmo para o município.
Nelcilei, destacou a importância do curso. “É importante tanto no atendimento pré-hospitalar, quanto para nossa vida pessoal, para conseguirmos ajudar o máximo de pessoas que pudermos com o que aprendemos. É muito gratificante para nós participarmos de algo tão grande que irá agregar tanto na vida profissional e também na vida pessoal”.
A empresa Tec Cursos Emergência, tem sua sede em Cuiabá, mas leva o curso para todos os municípios de Mato Grosso. Vale lembrar que as aulas foram disponibilizadas a todos que tivessem o interesse de participar, porém são de cunho particular. Em Nova Ubiratã, o curso teve dois dias de duração, contabilizando um total de 20 horas de aula e contou com 25 alunos.
Os instrutores Vanderlei Vieira da Silva e Nikki Giovanni Souza, ensinaram aos alunos sobre como realizar os primeiros socorros da vítima, os módulos ensinados foram; TOM (técnica organizadora de materiais), segurança cinemática, abordagem da vítima no trauma, retirada de capacete e imobilizações, pneumotórax aberto, hemorragias, bandagens, reanimação cardiopulmonar, manejo das vias aéreas, imobilização em pranchas rígidas e extricação rápida.
O Prefeito Municipal, Edegar José Bernardi, visitou o local do curso e aproveitou para parabenizar os alunos pela iniciativa e assistiu um pouco de como são realizados os primeiros socorros.
O instrutor o curso Vanderlei, finalizou expondo que o curso irá complementar a vida e a saúde de cada um, pois através do curso os alunos podem ajudar outras pessoas, ele ressaltou ainda que será muito importante as pessoas terem conhecimento de primeiros socorros em Nova Ubiratã, e que o conhecimento não tem preço, ficou muito feliz em poder estar em nosso município e que espera voltar mais vezes.