O papel principal da Prefeitura de Nobres é a prestação de serviços aos munícipes através das repartições públicas que integram o contexto da administração municipal. A realização do concurso público para preenchimento de vagas e a consequente efetivação dos aprovados é uma consequência necessária ao aprimoramento das atividades públicas e administrativas.
O certame foi organizado e realizado em 16/10/2022, conduzido pela equipe da ufmt, com apoio do Fórum da Comarca de Nobres, polícia militar e apoio logístico das secretarias municipais de Administração, de Fiscalização e de Educação, teve os resultados apresentados e a consequente convocação dos aprovados, na medida em que a necessidade exigir.
Para a secretária municipal de Administração e Gestão, Mara Lurdes Ohlweiler, o concurso público trará enormes benefícios ao setor público e vinha sendo uma necessidade para uma mudança de cenário em relação ao fundo de Previdência e as necessidades de caixa da gestão desse órgão da administração indireta.
Ainda, segundo o entendimento da secretária de Administração e Gestão, o concurso público não privará os profissionais da área da educação, por exemplo, que podem ter aproveitamento para preenchimento de cargos vagos por professores em exercício de direção, além das licenças médicas.
A renovação dos quadros de servidores é, de alguma forma, positiva na medida em que apresenta novos profissionais, cada qual com a sua experiência, o que resultará em uma nova modulação na forma de trabalhar. “Em princípio, a visão de tudo é macro, mas atende as necessidades setoriais e dedica um olhar necessário para a manutenção do Fundo de Previdência”, sinaliza Mara Lurdes Ohlweiler.
O prefeito Leocir Hanel, a secretária municipal de Educação, Lucélia Almeida, todos são de opinião de que o concurso representa um processo de renovação de conteúdo e produzirá uma nova dinâmica administrativa, além de manter acesa a chama do futuro de cada servidor através do Fundo de Previdência.