Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeito recebe desembargador e juíza e assina pelo Escritório Social – NOBRES

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O prefeito de Nobres, Leocir Hanel,  participou de uma reunião com o desembargador Orlando Perri, com a juíza da Vara Única de Nobres, Suelen Barizon Hartmann e integrantes da Casa Rotária de Nobres. No período noturno, esteve na sede do Parlamento municipal, onde participou da posse da vereadora Zilmai Ferreira de Jesus como presidente da Câmara de Vereadores.

Ainda no período vespertino, o chefe do Executivo nobrense recebeu, no Gabinete Institucional uma equipe liderada pelo desembargador Orlando Perri, o prefeito de Rosário Oeste, Alex Berto, e o empresariado local. Segundo se informou, foi “para fomentar parcerias na contratação da mão de obra de pessoas privadas de liberdade e na profissionalização dos recuperandos, por meio de cursos de ensino e capacitações”, conforme a assessoria de imprensa do TJ-MT.

Conforme a mesma assessoria “o desembargador Orlando Perri destacou a manifestação de interesse dos prefeitos e empresários em contratarem a mão de obra recuperanda, inclusive com a montagem de indústrias dentro do sistema prisional. “Para nós esse tipo de instalação de indústrias nas unidades é muito interessante, principalmente por absorver a mão de obra daqueles que ainda não cumpriram os requisitos legais para poder trabalhar extramuro.”, cita a nota do site do TJ-MT.

Adesão ao Escritório Social

No encontro também foi assinado pelo prefeito de Nobres, Leocir Hanel, o termo de intenção para adesão do Escritório Social no município. A informação dá conta de que essa seja uma ferramenta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de responsabilidade compartilhada entre Poder Judiciário e Poder Executivo, oferece uma rede de assistência e apoio aos egressos e pré-egressos do sistema carcerário, por meio de uma equipe psicossocial disponibilizada na Comarca.

Na informação da assessoria do TJ-MT consta que para o líder do GMF, a assinatura do termo de intenção foi a ‘cereja do bolo’. “Houve a manifestação do município de Nobres, junto com o de Rosário Oeste, de montarmos um Escritório Social aqui. Então aproveitamos a ocasião e já assinamos o termo de intenção de adesão e vamos procurar instalar o dispositivo do CNJ no município o mais rápido possível.”

Sem tempo para informações à imprensa, as informações colhidas são do portal de notícias do TJ-MT que assinala que a juíza titular da vara única de Nobres, Suelen Barizon Hartmann, frisa que a visita do GMF foi espetacular, por oportunizar a concretização do trabalho de ressocialização que já estava sendo construído com as prefeituras de Nobres e Rosário Oeste.

“Hoje conseguimos fazer a conexão entre todos aqueles que têm interesse em comum na mão de obra dos recuperandos e que não sabiam dessas possibilidades. Então fico muito feliz e até emocionada de ser instrumento para conectar as pessoas, transformar para melhor a vida dos recuperandos e naturalmente de toda sociedade”, pontua a magistrada.

Informação Replicada do Portal do TJ-MT

Segundo o gestor municipal de Nobres, Leocir Hanel, a parceria com o Poder Judiciário para contratação de apenados já existe há cinco anos, mas foi interrompida durante a pandemia. “Agradeço ao desembargador e toda sua equipe por estarem aqui nos proporcionando essa parceria. É um projeto que todo mundo ganha. Ganha o recuperando, o Judiciário, a prefeitura e toda a população.

O prefeito de Rosário Oeste, Alex Steves Berto, aponta a possibilidade da construção de um termo de cooperação com uma faculdade privada no Estado para oferecer graduação aos recuperandos. “Vamos tentar conseguir cerca de 100 bolsas, em um portfólio de 10 cursos. Entre eles educação física, enfermagem, direito, psicologia, pedagogia, administração, contabilidade, entre outros e todos eles custeados pela faculdade.”

 

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.