O prefeito de nova ubiratã, Edegar José Bernardi, acompanhado pelos Secretários Municipais de Agricultura, Jefferson Moreira, de Governo Francisco Souza e o de Meio Ambiente Leonardo Fernandes Ramos está visitando o Show Safra em Lucas do Rio Verde.
O show safra é um evento realizado anualmente pela Fundação Rio Verde, no município de Lucas do Rio Verde, município considerado o coração da maior região produtora de grãos do país. É um evento com foco técnico e comercial para temas relacionados ao agronegócio, incluindo discussões de assuntos socioeconômicos pertinentes à atividade agropecuária. O evento reúne em um só evento as culturas da safra principal e segunda safra, feira de máquinas, equipamentos, produtos e serviços.
O prefeito Edegar falou sobre a visita a feira. “Estamos aqui no show safra, em Lucas do Rio Verde, viemos para participar da reunião do CIDESA, e já aproveitamos a oportunidade para conhecer o que está sendo mostrado hoje aqui, e junto com a Secretaria de Agricultura, estamos visitando o estande onde está sendo pesquisado e sendo feito os primeiros plantios de Lúpulo. Que futuramente será mais uma opção para o nosso produtor investir na parte da agricultura. Ramificar a Secretaria de Agricultura e trazer mais oportunidade para o nosso produtor”, ressaltou Edegar.
A Professora Maria Ivonete Hoss, da Universidade Unilasalle no campus sede, em Lucas do Rio Verde, falou sobre o projeto de pesquisa de cultivo do Lúpulo. “Estamos aqui desenvolvendo um projeto de pesquisa do cultivo de lúpulo na nossa região. O projeto tem como objetivo ver a vitalidade desta planta, a adaptação da planta aqui na nossa região, no nosso clima. Estamos tendo excelentes resultados, e resultados muito promissores. Estamos testando sete variedades, então já sabemos quais são as variedades que produzem muito. E essa é uma opção principalmente para o pequeno produtor, porque é uma planta de crescimento vertical, perene tem o tempo de vida de 25 à 30 anos sempre a mesma planta, com a alta produtividade. Em um hectare conseguimos implantar de 2 mil e 200 a 2 mil e 500 plantas. E o preço agregado de cada quilo que ele produz em torno de 2 a 3 quilos de lucro por planta é de R$200 a 600 reais o quilo. E aqui nós tivemos a vantagem de ter três safras ao ano. Então para nós é uma cultura muito promissora. E acredito que vai ser o futuro para nossa região”, explicou a pesquisadora.
O secretário de Agricultura Jefferson Moreira, também falou sobre a novidade que será mais uma opção para o produtor rural. “Essa vai ser mais uma opção de produtor para a nossa região, que bom que está se trazendo essa cultivar de lucro para a nossa região. E quero agradecer a toda a equipe da Unilasalle e a professora, por estar se dedicando a trazer essas tecnologias aqui para o Mato Grosso”, concluiu o secretário.