Publicado em:
05/04/2023 às 16:23:00
Fonte: Agência de Notícias da AMM
Ampliar o debate sobre o transporte escolar e chegar a definição sobre o repasse adequado de valores para a manutenção do serviços nos municípios, foram os principais objetivos da reunião, realizada nesta terça-feira, 04 de abril, na secretaria estadual de Educação, entre o vice-governador, Otaviano Piveta, o secretário Alan Porto, prefeitos de diferentes regiões do estado e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga.
O ponto mais debatido na reunião, foi o custo de manutenção com o óleo diesel, peças e mão de obra, serviços que aumentaram muito, provocando o desiquilíbrio na conta das prefeituras. O secretário Alan Porto disse que sobre a situação do transporte escolar rural, está tomando as providências. Ele falou a respeito da infraestrutura e da gestão pedagógica. Alan explicou que em relação aos municípios, os dados foram inseridos dentro da plataforma Transcolar. No ano passado, ele disse que no mês de agosto, o governo lançou uma plataforma online para que os municípios tenham condições de inserir as informações quanto ao numero de alunos das redes municipal e estadual, além dos valores de cada rota e outras informações.
39 municípios que inseriram 100% das informações na plataforma, e com base nesses dados, a secretaria terá condições de avaliar e repactuar os repasses. “Hoje saímos daqui com o compromisso de que nos próximos dias, vamos intensificar as reuniões com os municípios, para que os dados cheguem o mais rápido possível e informados na plataforma Transcolar”, disse, enaltecendo a ferramenta de gerenciamento que indicará com transparência e estado repasse aquilo que é justo por cada município.
sabemos que tem algumas variações, o custo de óleo diesel, manutenção contratação de motoristas, o tipo de veículo, a condição da rota e outros. São muitas variáveis e esse sistema ajuda a fazer todo o gerenciamento do transporte escolar, com isso a gente melhora a performance, melhora a qualidade dos serviços”, garantiu. O estado tem condições de atuar de forma mais assertiva dentro do transporte escolar nos municípios.
O vice governador Otaviano Piveta ressaltou que o estado tem uma relação muito produtiva com os municípios. “Acreditamos que a solução para os problemas da sociedade e a qualidade de vida das pessoas, se dará pela ação dos municípios. Sabemos que é ali, que podemos fazer a diferença, onde o cidadão se encontra com o agente de saúde, com o médico, encontra o vereador para reclamar. O prefeito acaba sendo cutucado todos os dias pela falta dos serviços básico que é obrigação da prefeitura”, observou. Ele reafirmou o seu compromisso com os municípios em busca da solução, lembrou que a questão do transporte escolar é uma polêmica que vem há muitos anos. Piveta disse que espera que até o mês de agosto possa concluir o trabalho. O secretário Alan está a com vontade de fazer uma educação emancipadora. Precisamos criar valor na educação pública, e só vamos saber se ela tem valor quando as pessoas deixarem de matricularem seus filhos nas escolas particulares e confiarem na rede pública, porque ela tem valor, uma educação confiável.
O prefeito de Rio Branco, Luiz Carlos, disse que recebe com muita alegria o programa Transcolar Rural. “Com muita satisfação porque o estado tem sido parceiro e essa parceria tem nos ajudado. É lógico que a gente luta com tanta dificuldade. O município de Rio Branco, município é pequeno em renda. Tudo que vier é bom” disse ele.
O prefeito aproveitou a oportunidade para conversar com o secretário Alan Porto e pediu um uma ajuda melhor sobre os repasses do transporte, principalmente zona rural. ”O que estamos recebendo não está sendo suficiente para cumprir com a demanda. Nós temos muita dificuldade com o transporte, o que estamos recebendo por aluno não está sendo suficiente para cobrir as despesas que temos”, disse o prefeito.