Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeito discute situação do transporte escolar em reunião na Seduc

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Publicado em:
05/04/2023 às 16:28:00
Fonte: Agência de Notícias da AMM

Ampliar o debate sobre o transporte escolar e chegar a definição sobre o repasse adequado de valores para a manutenção do serviços nos municípios, foram os principais objetivos da reunião, realizada nesta terça-feira, 04 de abril, na secretaria estadual de Educação, entre o vice-governador, Otaviano Piveta, o secretário Alan Porto, prefeitos de diferentes regiões do estado e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga.

O ponto mais debatido na reunião, foi o custo de manutenção com o óleo diesel, peças e mão de obra, serviços que aumentaram muito, provocando o desiquilíbrio na conta das prefeituras. O secretário Alan Porto disse que sobre a situação do transporte escolar rural, está tomando as providências. Ele falou a respeito da infraestrutura e da gestão pedagógica. Alan explicou que em relação aos municípios, os dados foram inseridos dentro da plataforma Transcolar. No ano passado, ele disse que no mês de agosto, o governo lançou uma plataforma online para que os municípios tenham condições de inserir as informações quanto ao numero de alunos das redes municipal e estadual, além dos valores de cada rota e outras informações.

39 municípios que inseriram 100% das informações na plataforma, e com base nesses dados, a secretaria terá condições de avaliar e repactuar os repasses. “Hoje saímos daqui com o compromisso de que nos próximos dias, vamos  intensificar as reuniões com os municípios, para que os dados cheguem o mais rápido possível e   informados na plataforma Transcolar”, disse, enaltecendo a  ferramenta de gerenciamento que indicará com transparência e estado repasse aquilo que é justo por cada  município. 

O vice governador Otaviano Piveta ressaltou que o estado tem uma relação muito produtiva com os municípios. “Acreditamos que a solução para os problemas da sociedade e a qualidade de vida das pessoas, se dará pela ação dos municípios. Sabemos que é ali, que podemos fazer a diferença, onde o cidadão se encontra com o agente de saúde, com o médico, encontra o vereador para reclamar. O prefeito acaba sendo cutucado todos os dias pela falta dos serviços básico que é obrigação da prefeitura”, observou. Ele reafirmou o seu compromisso com os municípios em busca da solução, lembrou que a questão do transporte escolar é uma polêmica que vem há muitos anos. Piveta disse que espera que até o mês de agosto possa concluir o trabalho. 

O prefeito de Juína, Paulo Veronese participou da reunião e falou sobre a facilidade de abertura com o governo do estado para mostrar as nossas dificuldades dos municípios. “Temos sofrido com as nossas estruturas dentro dos municípios. Sabemos que hoje temos um repasse feito pelo governo federal, através do estado, mas os custos aumentaram muito”, assinalou, informando que o objetivo é apresentar ao governo e  mostrar as dificuldades, e tentar levar uma solução para o município.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.