Sancionada nesta terça-feira (3), a Lei 3.440 autoriza o Poder Executivo a construir a cobertura na 6.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A instalação da estrutura, em cobertura metálica, vem sendo discutida desde 2021, quando, prontamente, o prefeito Ari Lafin disse sim ao pedido feito pela instituição federal.
A benfeitoria, que atravessará a pista da BR-163, já é realidade em vários municípios de Mato Grosso, e também deve facilitar o trabalho de instituições como a Polícia Judiciária Civil (PJC), a Polícia Militar (PM), a Sema, o Ibama, a Sefaz, o NIF e a Ager MT, explicou, ainda em outubro de 2021, o inspetor Leonardo Ramos, à época chefe da 6.ª Delegacia.
A partir de agora, com a formalização do processo, que vai permitir que a estrutura seja instalada e doada à Superintendência Regional da PRF, terá início o processo de licitação. De acordo com o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, a estrutura está orçada em R$ 748.152,39.
“Sabemos o quão necessária é esta benfeitoria, e estamos cumprindo todos os ritos necessários para, efetivamente, poder tornar realidade este projeto que vai facilitar o trabalho da nossa PRF, tão importante em ações de fiscalização e, principalmente, nas atividades focadas na prevenção de acidentes e resgate de vidas”, destacou o prefeito, agradecendo o trabalho do Legislativo para a viabilização deste processo.
Ações de melhoria na infraestrutura da unidade da PRF em Sorriso
Além da cobertura, que será construída por uma empreiteira terceirizada, a Prefeitura, com equipes próprias, efetuou, no ano passado, ações de melhoria no prédio da 6.ª Delegacia, assim como paisagismo e na iluminação do local. A entrega oficial da intervenção no prédio ocorreu no dia 26 de abril de 2022.
Localizada no Km 733 da BR-163, sentido Sorriso – Lucas do Rio Verde, a unidade passou por remodelação do layout interno, ganhou nova pintura, iluminação externa com luminárias em LED, novos móveis, persianas e um jardim.
Para tanto, mais que a disponibilização da equipe de servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), da equipe de paisagismo do Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva, assim como de mão-de-obra de reeducandos via Projeto Mão Amiga, a empreitada também contou com a destinação de recursos via fundo Municipal de Segurança Pública (Fumsep), e ainda de devolução de parte do duodécimo pela Câmara de Vereadores. O Conselho de Segurança Pública (Conseg) também atuou no processo.
Além da intervenção promovida pela Prefeitura de Sorriso, a reforma da unidade contou com o aporte de R$ 1,5 milhão via Rota do Oeste, o que resultou em melhorias e ampliação da delegacia, da sala de instrução e da unidade operacional.
Fonte: Assessoria da Prefeitura