Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeito de MT reforça solicitação para construção de base aérea da FAB na região em prol do desenvolvimento local

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (13) pela Força Aérea Brasileira (FAB), em celebração pelos 40 anos do Campo de Provas Brigadeiro Velloso, a “Base Aérea do Cachimbo”, na divisa do estado de Mato Grosso com o Pará, o prefeito da cidade de Sorriso (397 Km de Cuiabá), Ari Lafin (MDB), voltou a defender a instalação de uma base aérea no município, anexa ao Aeroporto Regional de Sorriso.

Em conversa com o tenente-coronel aviador Rodrigo Gonçalves Stief, o gestor demonstrou interesse na presença da Base em sua cidade, destacando que o município conta com aeroporto regional todo estruturado, situado a 10 km do centro da cidade.

O local é gerenciado pela Infraero e conta com uma unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais e do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios em Aeródromos. Além disso, o local facilitaria ações de combate à criminalidade com o uso aviões-caça da Força Aéreem Mato Grosso, uma vez que Sorriso está localizada na região central do estado.

Assessoria

ARI LAFIN FAB.jpg

O prefeito Ari Lafin e o tenente-coronel aviador, Rodrigo Stief.

“Somos admiradores do trabalho da Aeronáutica para nosso país. E novamente, estamos reiterando a proposta de parceria, para que este trabalho de excelência realizado aqui na divisa entre o Mato Grosso e Pará possa também ser feito bem no centro de Mato Grosso, ponto estratégico para todo o país”, manifestou Ari.

A articulação de Lafin teve início em abril do ano passado, quando o administrador requereu, pela primeira vez, à Força Aérea Brasileira, a base militar para o comandante do 6º Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Mário Sérgio Rodrigues Costa.

Em junho de 2022, Ari Lafin também esteve no Ministério da Defesa, em Brasília, onde se reuniu com com o coronel Souza e defendeu a viabilidade da base aérea em Sorriso. A FAB ainda não se manifestou oficialmente sobre a solicitação.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.