Para garantir a segurança de professores e alunos, o prefeito de Nova Mutum (242 Km de Cuiabá), Leandro Félix (UB), determinou em caráter emergencial, nesta quinta-feira (6) a compra de equipamentos nas escolas municipais. A decisão abrange a instalação de câmeras de segurança em todas as salas de aula e nos ônibus do transporte escolar, bem como a ampliação das equipes que fazem parte do controle de acesso às unidades educacionais.
Além do monitoramento da rede pública de ensino, as medidas anunciadas incluem um plano de ação conjunta envolvendo Secretaria Municipais de Educação, Procuradoria Geral do Município de Nova Mutum, as policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, além de vereadores e outros membros da gestão municipal.
Atualmente a rede municipal de ensino do município mantém 17 escolas e uma frota de 37 ônibus e 11 micro-ônibus no transporte escolar, que juntos atendem 8,3 mil alunos.
Conforme a secretária de educação de Nova Mutum, Elena Maass, as novas câmeras e o incremento nas equipes de acesso serão um reforço a mais na segurança de professores e alunos, uma vez que as escolas da rede municipal de ensino já possuem monitoramento por vídeo nas áreas externas.
“Há alguns anos nossa rede municipal de ensino já é equipada com câmeras nas entradas, corredores e pátios de todas as unidades escolares, e também nos refeitórios de todas as creches. Também já temos profissionais controladores de acesso em todas as unidades escolares. Todas as nossas escolas têm muros e portões, e no transporte escolar temos um monitor em cada ônibus”, reforça.
O secretário-chefe de Gabinete, Edinaldo Nogueira, ressaltou a importância do programa municipal “Jornada Voluntária”, no qual a prefeitura investe R$ 500 mil anualmente com custeio de horas extras de policiais e bombeiros para reforço das atividades de segurança pública no município.
“Não tivemos até hoje nenhuma ocorrência de violência ou ameaça de violência contra a nossa comunidade escolar, semelhante ao que vimos em Santa Catarina e outras cidades do país. E vamos continuar trabalhando para que os pais fiquem tranquilos em deixar seus filhos nas escolas”, declarou.
Para garantir a segurança na rede escolar do município, o delegado Rodrigo Rufato enfatiza que a Polícia Civil possui na cidade de Nova Mutum um núcleo de inteligência ligado à Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso, reforçando quee este núcleo tem monitorado todo o Estado para que consiga realizar a prevenção e repressão de incidentes como o ocorrido em Blumenau.
“Vamos auxiliar nas operações das demais forças policiais para que possamos manter a sensação de segurança que existe em Nova Mutum”, concluiu.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews