A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias e o Diretor em substituição da Autarquia Águas do Pantanal, Alexandre Quida, participaram na tarde desta quarta-feira (09) da primeira Conferência sobre a Regionalização do Saneamento Básico em Mato Grosso.
O Coordenador da Autarquia Águas do Pantanal, Antônio Carlos Mendes e o assessor operacional, engenheiro Mauri Menezes, também participaram das discussões.
O evento promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae, aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa., e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, amm, prefeitos e dirigentes dos serviços municipais de saneamento.
Durante a conferência foram debatidos assuntos sobre a lei Federal 14.026/20, que atualizou as diretrizes do chamado “Marco do Saneamento Básico”, e também a Lei Estadual 11.976, aprovada no final de 2022 pela Assembleia Legislativa. A referida Lei introduz mudanças como a regionalização da gestão e a criação do Programa de Incentivo ao Saneamento Básico do Estado de Mato Grosso (Prosan-MT).
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, que é vice-presidente da ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Mato Grosso, a conferência é um instrumento de gestão democrática e de controle social da Política Municipal de Saneamento Básico. “Neste evento com tantos representantes temos a oportunidade de avaliar a situação de saneamento nos municípios de Mato grosso e propor diretrizes para a formulação de políticas municipais de saneamento. Duas questões são fundamentais para a saúde, o abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário. Avançamos muito no abastecimento de água tratada e resíduos sólidos e estamos trabalhando muito, buscando apoio técnico e aporte financeiro para melhoramos as redes e o tratamento de esgoto na cidade de Cáceres”, concluiu Eliene.
Para Antônio Carlos Mendes a participação da delegação cacerense demonstra o comprometimento da atual gestão em buscar a cada dia o melhor saneamento para a população de Cáceres.
fonte: Assessoria da Prefeitura