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”Pré-campanha: Entenda como o trabalho pode definir vitória ou derrota, de acordo com estrategista eleitoral”

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O Cast do Bom desta semana recebeu a profissional de e especialista em estratégia digital para perfis políticos, Roberta Heringer Borges.

A convidada explicou o papel do marketing nas eleições e disse que o trabalho de pré-campanha é fundamental.

Para Roberta, é um erro deixar para trabalhar as estratégias de campanha nas vésperas da disputa eleitoral. Um erro, inclusive, que vem observando em várias partes do país e, claro, muitas vezes com resultados nefastos para os candidatos.

“Eu trabalho muito mais na pré-campanha do que na campanha em si. Nós temos que imaginar as eleições como uma grande festa. Você não vai deixar para contratar o buffet e chamar os convidados em cima da hora. E campanha é exatamente isto”.

Roberta pontuou ainda a diferença entre marketing político e o eleitoral, ao apontar que o primeiro seria responsável por promover a imagem do político de modo geral. O outro é aquele trabalho focado no período eleitoral.

Garantindo, entretanto, que é o trabalho de pré-campanha que delinea vitória ou derrota, pois é uma ação de estratégia diária, assim, não se limita ao período próximo à eleição. 

“A gente divide marketing político do marketing eleitoral. Em tese, o que viabiliza que o marketing eleitoral seja feito de uma maneira perfeita é quando você faz bem a pré-campanha. E que começa pelo menos um ano antes das eleições. Então é um trabalho que não para. Não pode deixar pra fazer todo o marketing ali nos 45 dias de eleição”. 

A profissional de marketing ainda disse que muitos ainda não entenderam a nova forma de se fazer política, com a entrada em cena das redes sociais. Para Roberta, as plataformas digitais são ferramentas de democratização, uma vez que permitem que pessoas, em especial, aquelas que não têm um grande aporte financeiro, proponham suas campanhas por meios digitais.

Esta , ainda lembra a especialista, é bem mais barata do que os modos mais tradicionais de campanha, como distribuição de materiais físicos e propaganda eleitoral na televisão.

“Muita gente ainda não entendeu que a forma de a gente se comunicar, de fazer política mudou. Hoje, com as redes sociais, tudo se democratizou. E muita gente que não ousava sonhar em ter um mandato, consegue imaginar isso hoje”.

Conheça a convidada

Heringer tem um belíssimo portfólio na área de marketing, com atuação em pré-campanhas e campanhas de grandes políticos brasileiros. Há 25 anos na área ela é hoje uma das grandes experts no trabalho de Marketing Político Digital e Marketing Eleitoral Digital.

Mais uma vez participou da roda de conversa, ao lado da jornalista Marisa Batalha, na bancada do Cast, a advogada Bárbara Lenza, profunda estudiosa da questão da mulher em Mato Grosso.

Veja entrevista na íntegra

Fonte: obomdanoticia

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