Sophia @princesinhamt
NotĂ­cias

Policial empurra homem de ponte em abordagem em SP: vĂ­deo chocante registrado no incidente

2024 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ
video mostra policial jogando homem cima ponte abordagem sp

Via @portalg1 | Um policial militar jogou um homem do alto de uma ponte no bairro Vila Clara, localizado na Zona Sul em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (2). Um vídeo flagrou o momento.

Pelas imagens, Ă© possĂ­vel ver um policial levantando uma moto que estĂĄ no chĂŁo. Um segundo e um terceiro policial se aproximam. Depois, o primeiro PM encosta a moto perto da ponte. Um quarto policial chega segurando o homem pela camiseta azul, que seria o motociclista abordado. Ele se aproxima da beirada da ponte e joga o homem no rio.

De acordo com informaçÔes da PolĂ­cia Militar, os agentes seriam do 24Âș BPM de Diadema, na Grande SĂŁo Paulo, e teriam perseguido a moto atĂ© a Zona Sul de SĂŁo Paulo, na Cidade Ademar. O agente que arremessou o homem Ă© da Rondas Ostensivas com Apoio de Motos (Rocam).

A vĂ­tima nĂŁo morreu, mas nĂŁo hĂĄ informaçÔes sobre o seu estado de saĂșde.

O que dizem as autoridades

Sobre esse episódio e as imagens de outro caso que mostram um PM atirando pelas costas e matando um jovem, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o policial militar que “atira pelas costas” ou “chega ao absurdo de jogar uma pessoa da ponte” não está à altura de usar farda.

Ele afirmou ainda que o policial “está na rua pra enfrentar o crime e pra fazer com que as pessoas se sintam seguras” e que os casos serão “investigados e rigorosamente punidos”.

O secretĂĄrio da Segurança PĂșblica de SĂŁo Paulo, Guilherme Derrite, tambĂ©m criticou a ação da polĂ­cia e prometeu “punição severa”.

A Corregedoria da PolĂ­cia Militar informou que afastou das ruas treze policiais envolvidos direta ou indiretamente no episĂłdio.

À TV Globo, o ouvidor das polícias, Cláudio Silva, classificou o episódio de “algo muito grave e sem qualquer fundamento, nenhuma legalidade”.

“É mais um daqueles e daquelas que ainda acham que a injustiça vai prevalecer. HĂĄ uma crença hoje na polĂ­cia de SĂŁo Paulo de que os policiais poderĂŁo praticar qualquer atrocidade ou anormalidade por serem policiais e isso vai ficar por isso mesmo. A gente precisa mudar essa perspectiva porque senĂŁo os casos graves vĂŁo continuar ocorrendo e, talvez, a tendĂȘncia seja atĂ© piorar”, disse.

O que diz a SSP

2024 word3

Policial militar joga suspeito dentro de um rio na Zona Sul de São Paulo durante abordagem a madrugada desta desta segunda-feira (2). — Foto: Reprodução

Antes da manifestação do secretĂĄrio nas redes sociais, a Secretaria da Segurança PĂșblica (SSP) tinha condenado, em nota, o caso, afirmando que “a PolĂ­cia Militar repudia veementemente a conduta ilegal adotada pelos agentes pĂșblicos no vĂ­deo mostrado”.

Segundo a SSP, “assim que tomou conhecimento das imagens, a PM instaurou um inquĂ©rito policial militar (IPM) para apurar os fatos e responsabilizar os policiais envolvidos nessa ação inaceitĂĄvel”.

“Todos os policiais que estavam em serviço na área identificada foram convocados e já estão sendo ouvidos. A instituição reitera seu compromisso com a legalidade, sem tolerar qualquer desvio de conduta”, finaliza o comunicado.

PM Ă© flagrado jogando homem de ponte em CarapicuĂ­ba, Grande SP

Por Lucas Jozino, Kleber Tomaz, Bruno Tavares, Patricia Falcoski
Fonte: @portalg1

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.