Sophia @princesinhamt
Notícias

Polícia Civil investiga duas tentativas de feminicídios ocorridas em Chapada dos Guimarães no fim de semana

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Chapada dos Guimarães, procura pelos autores de duas tentativas de feminicídio ocorridas no último fim de semana, no município. Os autores, já identificados, devem se apresentar na unidade policial. 

O delegado Ricardo Franco instaurou inquéritos para apurar os crimes cometidos contra duas mulheres, uma de 54 anos e outra de 45 anos, ambas feridas com golpes de arma cortante. 

Na madrugada de domingo (30.10), a Polícia Militar foi comunicada pela Unidade de Pronto Atendimento sobre um paciente que deu entrada no local com perfuração por arma branca. A vítima, de 54 anos, relatou que o ex-marido foi até sua residência e a atacou. Quando ela tentou se defender das agressões, foi ferida antebraço e na mão e depois do crime, o agressor fugiu do local. 

A equipe da PM realizou rondas nas proximidades da residência da vítima, mas o suspeito não foi localizado. 

A outra tentativa de feminicídio foi registrada no bairro Bela Vista, no sábado. A vítima, de 45 anos, foi socorrida à UPA com perfurações também causadas por faca. A vítima estava em sua residência fazendo o jantar, quando ocorreu uma discussão com seu convivente, de 51 anos. 

Após a discussão, ele saiu da casa e quando retornou estava alterado e atacou a mulher, desferindo vários golpes de faca que a lesionaram nas costas, perna e no tórax. Depois do primeiro atendimento na UPA, a vítima foi transferida para Cuiabá.  Ambas as vítimas estão fora de risco de morte. 

O delegado e o chefe de investigações realizaram diligências nos locais dos crimes e coletaram informações para subsidiar os inquéritos. Foram requisitados exames de corpo de delito nas vítimas e testemunhas serão ouvidas no decorrer da semana. 

“Os autores devem se apresentar na delegacia ainda nesta semana. Caso não se apresentem, vamos representar à Justiça pelas prisões preventivas de ambos. Um deles, inclusive, tem registros criminais anteriores”, esclareceu o delegado Ricardo Franco.

Fonte: GOV MT

2025 word2

O Governo do Estado participa, na próxima semana, da maior conferência sobre mudanças climáticas do mundo, a COP-27, com a missão de demonstrar que Mato Grosso é o Estado que mais produz e que mais preserva seu ecossistema. A informação é da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, divulgada nesta terça-feira (1º.11), na estreia do podcast MT Conectado.

“Temos que mostrar ao mundo que a nossa produção tem compromisso com a conservação. Que o Estado de Mato Grosso tem áreas protegidas, áreas indígenas e unidades de conservação, e que, ainda assim, é um dos que mais produz”, destacou a secretária. 

De acordo com Mauren, uma das principais agendas mundiais pós-pandemia é a garantia da segurança alimentar da população, ao mesmo tempo em que se agrega a sustentabilidade. Nesse quesito, ressalta, Mato Grosso tem sido referência.

“Causa espanto na comunidade internacional quando nós mostramos que Mato Grosso tem 62% do seu território preservado. Se fôssemos um país seríamos o quarto maior produtor de alimento do mundo, sendo que, destes 62%, 22% da área são preservados por produtores rurais. Então, a nossa produção também fomenta a preservação e a conservação dos recursos naturais”, afirmou, acrescentando que “nós defendemos um Mato Grosso que conserva e um Mato Grosso que produz”.

Durante o podcast, a secretária ainda tratou de temas como energias renováveis, o programa Carbono Neutro, lançado pelo Governo de Mato Grosso na COP-26, e a segunda fase do Programa REM Mato Grosso (REDD para Pioneiros, pela sigla em Inglês), que prevê a neutralização das emissões de carbono até 2035. 

A entrevista completa pode ser acessada aqui

MT Conectado

Lançado nesta terça-feira (1º), o MT Conectado é o primeiro da galeria de podcasts elaborados pela Secretaria de Estado de Comunicação, com o objetivo de aproximar o cidadão de temas importantes relacionados ao Poder Executivo, e que impactam diretamente no seu dia a dia.

O MT Conectado terá novos episódios lançados sempre às terças-feiras e poderá ser assistido pelo Youtube. Confira!

Fonte: GOV MT

2025 word2

O número de reeducandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) deste ano bateu recorde, sendo o maior dos últimos 10 anos. Ao todo, 2.313 pessoas devem fazer a prova, que será aplicada nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. 

A informação é da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap), ligada à Secretária de Estado de Segurança (Sesp), que atribui o aumento de interessados no ensino superior aos avanços realizados pelo Governo do Estado no Sistema Penitenciário, tanto na área de infraestrutura quanto trabalho e educação. 

“Estamos oferecendo melhores condições de ressocialização, tanto em disponibilidade de materiais quanto em espaços para leitura, estrutura física e tecnológica, e isso gera estímulo”, pontuou a superintendente de Políticas Penitenciárias, Fabiana Siqueira.

De acordo com a Saap, no ano passado 1.163 reeducandos haviam se inscrito para o exame, ou seja, um número 98% menor do que o de inscrições para a prova neste ano.

Para a preparação, os reeducandos terão aulas específicas para o Enem, por meio de videoaulas. Eles ainda contarão com apoio de professores disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

“A Seduc sempre está melhorando a qualificação dos professores e, com mais tecnologia e estrutura, os profissionais podem melhorar a qualidade do ensino, chamando atenção dos reeducandos que tentam uma vaga no ensino superior”, observou Fabiana.

“A educação, enquanto política pública às pessoas privadas de liberdade, tem um caráter emancipador. Nesse sentido, o Enem se apresenta como uma perspectiva de futuro e, por isso, os custodiados têm todo o nosso apoio”, finalizou.

Fonte: GOV MT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.