Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e fiscais da Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá apreenderam aproximadamente 825 quilos de produtos de origem animal, entre carne bovina, de frango e linguiça, nesta quinta-feira (12.01), em um açougue localizado no bairro Cidade Alta, na Capital.
Durante a fiscalização no estabelecimento, foi constatado que o açougue compra carcaças, desossa e acondiciona as carnes em embalagens com a sua própria marca de forma irregular.
“Para realizar esse processo, a empresa precisa possuir registro no órgão competente, obedecer normas de estrutura e de processamentos previstos na legislação e ter o acompanhamento de fiscais do órgão”, explica o delegado da Decon, Rogério Ferreira.
O açougue já havia sido notificado anteriormente, porém continuava atuando com o procedimento. Os produtos de origem animal apreendidos terão que ser descartados pelo responsável do local, uma vez que não podem ser comercializados e nem utilizados para a alimentação humana por falta de inspeção.
A Polícia Civil instaurou procedimento investigatório e deve ouvir os fiscais da Vigilância Sanitária e os responsáveis legais pelo açougue, nos próximos dias, para esclarecer os fatos.
A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MT) assinou nesta sexta-feira (13.01) o contrato com a Fundação Getúlio Vargas, empresa que vai organizar e realizar o concurso público para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais.
O certame é para provimento de 30 vagas para cargos efetivos, de nível superior, com cadastro reserva. O extrato do contrato será publicado no Diário Oficial de segunda-feira, dia 16 de janeiro.
A Fundação Getúlio Vargas ficará responsável por planejar, elaborar, organizar, formular as questões e realizar o concurso público. Todo o trabalho será acompanhado pelo Comissão Organizadora do certame.
De acordo com a Sefaz, a previsão é que o edital seja publicado nas próximas semanas.
“Seguimos firmes com o cronograma para reforçar o quadro da fiscalização da Sefaz ainda em 2023”, afirmou o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) publicou nesta sexta-feira (13.01) o edital do processo seletivo simplificado para o preenchimento de 80 vagas em cursos tecnológicos ofertados pela Escola Técnica Estadual de Cuiabá. Estão abertas 40 vagas para reparador de computadores e 40 vagas para reparador de celulares. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de janeiro pelo link.
As aulas iniciarão no dia 06 de fevereiro e serão ministradas na modalidade presencial na sede da Seciteci Alta Performance, localizada na Avenida Mato Grosso, Nº 173, em Cuiabá. O curso tem a parceria do Programa de Recondicionamento de Computadores – RECYTEC.
Os interessados precisam ter idade mínima de 16 anos completos e ensino fundamental concluído. O formulário de inscrição está disponível na página da Seciteci, em Portal de Processos Seletivos. As provas serão aplicadas entre os dias 17 e 24 de janeiro, exceto sábado e domingo, mediante agendamento prévio, definido no ato da inscrição, conforme o edital. A avaliação conterá dois (02) jogos Sudoku, sendo um (01) nível fácil e um (01) nível médio, com duração máxima de 60 minutos cronometrados.
Fonte: odocumento