Sebrae é o ‘Top of Mind’ em pesquisa de imagem junto à sociedade
O Sebrae foi o mais lembrado quando o assunto foi a defesa dos interesses dos pequenos negócios, promoção do empreendedorismo e apoio à gestão das empresas
09/12/2024 às 14:47 Atualização
09/12/2024 às 15:08
Quando o assunto é defesa dos interesses dos pequenos negócios, promoção do empreendedorismo e apoio à gestão das empresas, qual a primeira marca que vem à sua mente? O Sebrae foi a instituição mais citada espontaneamente pelas pessoas ouvidas na Pesquisa de Imagem Junto à Sociedade, com 45%, 43% e 23% das respostas nos três temas, respectivamente. O levantamento é realizado há 14 anos pela Unidade de Estratégia e Transformação em parceria com a Unidade de Comunicação e consolida a empresa como ‘Top Of Mind’ em empreendedorismo para os brasileiros. Para conferir os dados na íntegra, clique AQUI.
Jamile Guerra, gestora da marca Sebrae, destaca que o estudo traz resultados significativos, pois reflete o impacto direto das ações na sociedade. “Aqui falamos com donos de pequenos negócios, mas também com estudantes, aposentados, servidores públicos. Muita gente cujo contato com o Sebrae foi por meio de alguma comunicação”.
Marcelo Porlan, gerente adjunto da UCOM, por sua vez, considera que a pesquisa está muito associada ao que é feito pela comunicação. “Essa percepção das pessoas tem muita relação com o que é comunicado por nós”.
Na mesma linha, Dênis Nunes, coordenador da UGE e analista responsável pela pesquisa, comenta os dados positivos gerados pela interação com a sociedade. “Tivemos uma tendência de alta em duas das três questões: lembrança como instituição que defende os interesses dos pequenos negócios e como instituição que promove o empreendedorismo. Na terceira pergunta, como instituição que apoia a gestão das empresas, nos mantivemos inalterados”, explica.
Confira alguns destaques da Pesquisa de Imagem junto à Sociedade 2024:
Imagem junto à sociedade
A imagem do Sebrae junto à sociedade alcançou nota 8,6 em uma escala de 0 a 10. Quase 60% dos entrevistados atribuíram notas altas à instituição (9 e 10). “É o segundo maior resultado dos últimos oito anos, atrás apenas do ano passado, quando registramos uma nota de 8,7”, comenta Dênis.
Confira abaixo a nota média dos estados:
–
Atributos de imagem e posicionamento:
Dentre os atributos da marca Sebrae que receberam maior nota da sociedade, estão as afirmações:
– A contribuição do Sebrae para o Brasil é importante (96%);
– O Sebrae transmite credibilidade (96%);
– O Sebrae é uma instituição ética (90%);
– O Sebrae é uma instituição social e ambientalmente responsável (90%).
Recentemente, a instituição ganhou a primeira colocação de Marcas Brasileiras Socialmente Responsáveis pelo ranking da Brand Asset Valuator (BAV), divulgado pelo jornal Valor Econômico, corroborando o destaque quando o assunto é responsabilidade social. O mesmo ranking trouxe o Sebrae como a 2ª marca mais lembrada pela Geração X (44 a 59 anos) e no top 10 Marcas Mais Fortes do Brasil, pelo 3º ano consecutivo.
Dentre os posicionamentos da marca Sebrae se destacam:
– O Sebrae encoraja e estimula empreendedores – nota 9,2;
– O Sebrae é uma marca confiável – nota 9,1;
– O Sebrae luta por um ambiente de negócios favorável para quem tem ou quer ter um pequeno negócio – nota 9,1;
– O Sebrae é o maior especialista em pequenos negócios do Brasil – nota 9.
Por quais canais as pessoas mais se informam
A pesquisa revela o papel estratégico da comunicação do Sebrae para o posicionamento da marca. Notícias na imprensa, televisão e redes sociais são os principais meios pelos quais as pessoas ouvem falar do Sebrae. “É uma pesquisa realmente importante e significativa, pois são pessoas que não passam pelo atendimento ao cliente e falam a partir do contato que têm com a marca. Isso nos traz muitas direções”, finaliza.
Confira os dados abaixo:
Essa matéria foi retirada do portal Conexão Sebrae e escrita por Camila Santana
–
Fonte: Sebrae