Uma pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) mostrou que os empresários da capital estão otimistas com um possível aquecimento nas vendas com a proximidade do Dia dos Namorados. Uma pesquisa feita pela CDL mostrou que cerca de 95% dos entrevistados pretendem ir as compras neste dia 12 de junho.
A pesquisa feita pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL ouviu 250 pessoas em compras em toda cidade de Cuiabá, entre os dias 21 e 25 de maio. Sobre a intenção de compra para a data, 95,6% dos entrevistados pretendem presentear a pessoa amada, contra apenas 4,4% que não irão comprar.
Quanto ao tipo de presente que pretender dar, a maioria respondeu produtos (87,5%), seguido de Serviços (12,5%), sendo que as preferências nos produtos, são: perfume/cosméticos/beleza (29,9%), vestuário e acessórios de moda (29,5%), cestas de café da manhã, chocolates, vinho, espumante e outros (9,7%), joias/relógios (8,6%), calçados e bolsas (8,3%), flores e pelúcias (2,9%), Bombons e Chocolates (2,2%), acessórios e bijuterias (2,2%), artigos esportivos (1,4%), telefonia/smartphone (1,1%), eletrônicos (0,4%), contudo um total de 2,9% ainda não sabe o que irá comprar. Os que irão presentear com serviços, as preferências são: restaurante (43,2%), viagem (21,6%), cinema (13,5%), pousadas/hotel/motel (10,8%), estética (2,7%) e outros (8,1%). Em relação a quantidade de presentes que pretender comprar, 68,4% pretende presentear com um presente, 20,8% com dois ou mais presentes e 10,8% ainda não sabe.
Os dados ainda mostram que o gasto médio nos presentes é de R$ 312,15. Sendo para 66,0% com pagamento à vista e 34,0% a prazo. O cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado com 33,6%, seguido pelo cartão de débito (25,6%), dinheiro (22,8%), PIX (16,0%), boleto (0,8%), crediário (0,8%) e outros (0,4%).
Sobre o local que pretende comprar o presente, a preferência é pelos shoppings centers (34,6%), seguido pelas lojas no centro da cidade (28,7%), lojas próximas nos bairros onde mora (11,4%), internet (7,1%), vendedores avulsos (3,1%), mídias sociais como Instagram, WhatsApp, Facebook (2,4%), outros ou não sabem ainda (12,7%).
A maioria dos entrevistados (83,2%) relatou que não começou a pesquisar sobre o presente que irá comprar, 15,2% disse que está pesquisando e apenas 1,6% já comprou. Dos que ainda não compraram, 74,0% disse que pretende comprar na véspera ou no dia.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews