Pela primeira vez, Mato Grosso tem duas produções finalistas nacionais do Prêmio Sebrae de Jornalismo
Elaine Coimbra concorre na categoria Jornalismo em Áudio e Safira Campos concorre na categoria Fotojornalismo e representarão Mato Grosso na cerimônia em Brasília
26/09/2023 às 13:21
A 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) tem duas produções de Mato Grosso finalistas nacionais. A cerimônia de revelação dos vencedores e entrega da premiação será realizada no dia 24 de novembro, em Brasília. Elaine Coimbra e Safira Campos estarão na premiação representando o estado nas categorias jornalismo de áudio e foto, respectivamente.
No total, foram selecionados 20 trabalhos divididos nas quatro categorias da premiação: texto, áudio, vídeo e fotojornalismo, de 14 estados. Este ano, o prêmio contou com um recorde de 1.899 trabalhos inscritos, superando em 65% o número de inscrições de 2022.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é realizado com o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira. A premiação é dividida em três etapas: estadual, regional e nacional. Das quatro produções finalistas da região Centro-Oeste, duas são de Mato Grosso, conquista inédita para o estado.
Elaine Coimbra é finalista nacional com a produção de áudio “Ela mudou a realidade econômica de 55 Redeiras, depois do empreendedorismo”, do ‘Podcast Olha a Xepa!’. A cuiabana, que exerce a profissão de jornalista desde 2017, descreve que o empreendedorismo sempre esteve presente na sua vida por causa da sua família.
“Papai sempre teve um negócio em casa, uma frutaria, um açougue, uma padaria, um mercadinho. Desde pequeno a gente tinha esse contato com o ato de comprar e revender, fazer e vender, cuidar da gestão do negócio. É uma paixão que tenho pelo empreendedorismo que veio da inspiração do meu pai, um padeiro semianalfabeto que não conseguiu prosperar mais por falta de conhecimento”, conta.
A jornalista, que atuou durante sete anos em uma rádio de Cuiabá, também relembra que era a responsável por um quadro no veículo voltado para o empreendedorismo e empregabilidade. “Os ouvintes participavam muito durante o programa e eu levava especialistas, inclusive do Sebrae/MT. Tenho muito carinho por toda a equipe que sempre me atendeu para levar informação”.
Depois de algum tempo, Elaine decidiu tirar uma ideia do papel e criou o Podcast ‘Olha a Xepa!’, voltado para contar histórias e dar visibilidade a empreendedores locais. “Diante da necessidade de ter um canal que fale com empreendedor e que dê oportunidade para ele divulgar o seu produto, eu criei o Olhar a Xepa, que remete à feira mesmo. Que é um lugar onde a gente negocia, conhece, faz contatos e o podcast veio com a missão de tornar o empreendedor o protagonista. É um bate papo que cria conexão, gera inspiração e muito aprendizado”, falou.
Sobre a expectativa para a premiação, Elaine descreve que é um reconhecimento de grande relevância representar o estado nacionalmente. “É um presente de Deus e isso significa competência e comprometimento com a informação. Isso mostra que todo esforço, toda dedicação e paixão pelo jornalismo em rádio tem uma recompensa. Continuar desempenhando um papel vital e manter as pessoas informadas promove a justiça, transparência e inspira outras pessoas”, finaliza.
Amor e comprometimento
Safira Campos é finalista do prêmio nacional em fotojornalismo, com o trabalho “Empresária exalta a autoestima negra ao aliar negócio com propósito social”, do veículo PNB Online. Nascida em São Luís, no Maranhão, veio para Mato Grosso cursar jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2015. Formada desde 2019, ela permanece na Capital até hoje, onde atua como repórter e concluiu recentemente o mestrado em Comunicação pela UFMT.
Ela conta que o comprometimento com a notícia e o amor pela profissão foram os segredos para obter imagens únicas no qual levou a jornalista a conquistar a classificação para a etapa nacional. Ela descreve que é uma honra representar o estado que a acolheu.
“Mato Grosso hoje é a minha casa, é um estado que tenho uma gratidão muito grande então o reconhecimento de uma premiação desse porte é de muita importância para minha vida pessoal e profissional. Ainda mais vindo de uma instituição como o Sebrae, que tem um significado muito grande para o país. Histórias como a da Vivian, empreendedora que aparece nas minhas fotos, são as que mais me motivam na profissão. Ouvir e contar boas histórias sempre foi o que me encantou no jornalismo. Estou muito feliz, levar o nome de Mato Grosso para a etapa nacional é gratificante”, descreve.
Os vencedores nacionais do Prêmio Sebrae de Jornalismo receberão equipamentos de trabalho (notebook e/ou celular de última geração), além do troféu.
Fonte: Sebrae