Ari Miranda
Única News
Circula nas redes sociais um vídeo registrado por um pescador, onde aparecem centenas de peixes mortos no Rio Teles Pires, próximo à barragem da Usina Hidrelétrica de Sinop (500 Km de Cuiabá). O vídeo foi gravado no final de semana, porém o caso ganhou repercussão na internet nesta segunda-feira (12).
VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA
Nas imagens, é possível ver diversos peixes de espécies nativas, como cachara, piau e pacu-peva, boiando na superfície do rio em frente à barragem, alguns com marcas de mordidas de outras espécies e outros em início de decomposição.
Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informou que já solicitou um relatório da Sinop Energia, empresa responsável pela usina hidrelétrica, para avaliar o impacto ambiental e a origem do incidente.
A empresa, por sua vez, também emitiu uma nota, afirmando que ainda não existem indícios do que poderia ter ocasionado a mortandade de peixes no local ou de que a barragem em si tenha sido a causa do ocorrido.
Além disso, a empresa disse ainda que está tomando as devidas providências para entender o que poderia ocasionado a morte dos peixes no local.
Em 2019, a Sinop Energia já havia sido multada em R$ 36 milhões pela Sema-MT por situação semelhante, onde sete toneladas de peixes morreram no rio Teles Pires, em 15 de agosto daquele ano.
Sete meses depois, em fevereiro de 2020, a hidrelétrica foi autuada novamente em R$ 50 milhões, por poluir parte do rio e causar a morte de mais de 13 toneladas de espécies de peixes nativos do Teles Pires.
Leia abaixo a nota da Sinop Energia
“NOTA À IMPRENSA
A Sinop Energia informa que está ciente da ocorrência de morte de peixes em áreas próximas ao nosso empreendimento hidrelétrico, a jusante das estruturas da barragem.
Até o momento, não há evidências que indiquem que a ocorrência esteja relacionada a operação da usina. A UHE Sinop opera em estrita obediência aos protocolos desenvolvidos por especialistas e aprovados pelas autoridades.
A empresa monitora a situação de perto, e nossas equipes técnicas estão em campo realizando coletas e análises detalhadas para entender os fatores que contribuíram para esse episódio.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade ambiental, e continuaremos a trabalhar em conjunto com especialistas e órgãos ambientais para garantir a proteção da biodiversidade em nossa área de atuação.
Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e fornecer atualizações conforme novos dados sejam obtidos.”
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews