A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou o convênio “Voltando a Sorrir” com a Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha.
A ação visa oferecer assistência odontológica gratuita às mulheres vítimas de violência doméstica e aos seus filhos.
A Patrulha Maria da Penha é um programa de proteção, acolhimento e aconselhamento às mulheres vítimas de violência que procuram os órgãos competentes para agirem em sua defesa.
Segundo a Coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, Marilu Santana, um dos objetivos estabelecidos nas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, é proporcionar a prevenção e assistência odontológica no município, e as ações da Patrulha Maria da Penha estão dentro destas perspectivas.
“É um trabalho humanizado que atende as vítimas, que geralmente estão fragilizadas e com baixa estima, é uma forma de acolhê-las e trazer informações sobre saúde bucal e oferecer tratamento”, destacou Marilu.
O secretário de Saúde Vitor Miguel ressaltou que o projeto vai oferecer: Orientação e maneiras corretas para escovação e prevenção de doenças bucais; Instruir sobre a importância da escovação; Identificar os vilões (dieta) que acometem prejuízo aos dentes; Ensinar a importância da escova, creme e fio dental, Reduzir o índice de cárie; e devolver a função fonética e estética.
“Grande parte destas mulheres são agredidas na face e muitas deixam de sorrir por falta dos dentes o que piora a estima. O tratamento dentário é pra restabelecer de fato a dignidade dessas pessoas”, observou Vitor.
O comandante do 6º Comando Regional, Tenente Coronel Óttoni César, reforçou sua satisfação com essa parceria, que servirá de apoio às mulheres agredidas ou que estão em medidas protetivas e necessitam destes serviços.
Concluindo, a prefeita Eliene Liberato Dias, enalteceu a significância da parceria, firmada no último dia do Agosto Lilás e reiterou a atenção que o município de Cáceres tem dado às causas das mulheres.
“A situação de violência fragiliza a mulher e todo apoio e políticas públicas que as protejam e resgatem a dignidade devem ser prioridades. Esta parceria é para que nossos profissionais de odontologia possam trazer o alívio da dor e a busca do restabelecimento da estima, pois as marcas que estas mulheres trazem machucam não só rosto, mas a alma e a dignidade, por isso estamos aqui”, finalizou Eliene.
Fonte: Assessoria da Prefeitura