Sophia @princesinhamt
Notícias

Padre renuncia cargo paroquial após denúncia de assédio sexual.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em comunicado oficial publicado nesta quinta-feira (11), o bispo Dom Derek John Christopher Byrne, da Diocese de Primavera do Leste – Paranatinga, declarou como aceito o pedido de renúncia do padre Denis Lucati Silvério, do cargo de líder da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, em Primavera do Leste (242 Km de Cuiabá). A renúncia vem após uma denúncia por assédio sexual por um ex-funcionário paroquial, que veio à tona no início desta semana e repercutiu na mídia estadual.

No documento assinado por Dom Derek, o religioso citou a grande repercussão na mídia estadual e a repercussão negativa que o caso teve entre o Povo de Deus. Informou ainda que o padre se retirará da vida pública, inclusive das redes sociais, por tempo indeterminado, até que tudo seja resolvido nas esferas civil e canônica.

“O Padre Denis Lucati Silvério pediu renúncia do ofício de pároco da paróquia Nossa Senhora do Caravaggio e do ofício de ecônomo da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga; A renúncia foi aceita por mim mediante de aceitação”, disse o bispo.

Além de acatar o pedido do padre Denis Lucati, Dom Derek Byrne comunicou ainda que nesta quinta-feira (11), o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Cuiabá abriu uma investigação para apurar o caso.

“Deverá recolher as provas e ouvir ambos os lados para que se possa chegar ao da verdade; Para o momento, vamos aguardar os encaminhamentos que estão sendo providenciados, tanto na esfera civil quanto no Tribunal Eclesiástico”, concluiu.

O CASO

As acusações de assédio sexual foram feitas por um jovem de 20 anos, que veio da cidade de Porto de Galinhas, em Pernambuco, para trabalhar na paróquia, a convite do próprio padre. Entretanto, acabou pedindo demissão devido as várias “investidas” e assédios de Denis Lucati.

O sacerdote chegou a registrar um boletim de ocorrência contra o jovem pelo crime de extorsão. Segundo Denis, o ex-funcionário pedia a soma de R$ 100 mil para não divulgar áudios e vídeos comprometedores que poderiam denegrir a imagem dele na cidade.

Após a denúncia, o rapaz acabou divulgando as imagens e publicou um vídeo em suas redes sociais, onde falou sobre as várias cantadas do padre Denis Lucati e que foi o próprio pároco que lhe ofereceu R$ 30 mil em dinheiro para não divulgar os vídeos. A repercussão negativa e o choque causado entre os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio e moradores de Primavera do Leste teriam sido decisivos para a renúncia de Denis Lucati ao cargo de pároco..

O religioso continua na Igreja Católica, porém poderá ser suspenso ou até mesmo expulso do sacerdócio.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Primavera do Leste.

FAÇA PARTE DE NOSSO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.