A Secretaria municipal de Saúde de Colíder lança nesta quinta-feira (05) a campanha de prevenção do outubro rosa, que objetiva sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Embora o tema seja trabalhado durante o ano todo, neste mês, em alusão ao Outubro Rosa, os trabalhos são intensificados.
Durante o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde estarão com agenda especial, com horário estendido, até às 20 horas.
Serão realizadas coleta de preventivo (Papanicolau) e avaliação clínica das mamas. O público alvo são mulheres de 25 a 64 anos, com vida sexual ativa.
Conforme cronograma:
05/10 – PSF Central
10/10 – PSF Perim
17/10 – PSF Celidio Marques
19/10 – PSF Sagrada Família
24/10 – PSF Santa Clara
26/10 – PSF Bom Jesus
31/10 – PSF Torre
Saiba Mais
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
fonte: Assessoria da Prefeitura