Sophia @princesinhamt
Notícias

Orientadoras sociais realizam visitas nas residências de famílias usuárias do SUAS em VG

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2024 word3

<!–

–>

As orientadoras sociais da Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande estão visitando, nesta semana, as residências das famílias usuárias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) levando orientações, e ao mesmo tempo, identificando as necessidades das demandas das famílias assistidas. O trabalho também consiste na busca ativa para a inclusão de novos beneficiários nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). 

Como explica a coordenadora da Proteção Básica, Bernadete Miranda, esse trabalho de orientação e de busca ativa consiste no levantamento de dados que servirão para o planejamento das ações da rede socioassistencial. “A nossa missão é fazer com que os serviços, benefícios, programas e projetos sociais cheguem até as famílias que realmente necessitam de atendimento por parte do poder público. Muitas famílias desconhecem os seus direitos e o nosso trabalho é justamente fazer essa orientação”, destacou.

A coordenadora destacou ainda que o trabalho realizado pelas orientadoras sociais não se restringe somente ao auxílio de crianças e adolescentes, mas, também, à família como um todo. “Trabalhamos com grupos de crianças e adolescentes, grupos de pais e idosos com ações preventivas e proativas”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a importância do trabalho conduzido pelas orientadoras sociais que realizam o acompanhamento das famílias inscritas no Cadastro Único e, a busca ativa a famílias que ainda não estão inseridas em nenhum programa social, para que possam ter assegurados os seus direitos e que sejam incluídas nos programas e serviços sociais. “O nosso trabalho consiste na aplicação de uma política de assistência social, mais inclusiva, de amparo e busca, principalmente, aos invisíveis”, completou.

Fonte: @secomvg

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.