Sophia @princesinhamt
Notícias

Operação prende 10 motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

A Operação Lei Seca prendeu 10 motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana (26 e 27), em Cuiabá. Em duas edições da operação (103ª e 104ª), foram formalizadas 90 atuações por irregularidades detectadas com documentação dos veículos e dos condutores. 

A primeira operação aconteceu na madrugada deste sábado (26.11), na Avenida Fernando Correa da Costa, no bairro Poção. Um motorista foi preso flagrante delito por conduzir o carro em visível estado de embriaguez, condição comprovada no teste de alcoolemia. E, ainda, 124 veículos passaram por revista e 123 pessoas fizeram o teste de alcoolemia. Ao final, 43 veículos acabaram sendo removidos e 15 CNHs recolhidas.

Já a segunda operação, que ocorreu na madrugada deste domingo (27.11), na  Avenida Manoel José de Arruda, no bairro Grande Terceiro, 9 prisões foram efetuadas e 81 testes de alcoolemia realizados. 

Nessa ação, 88 veículos passaram por fiscalização, dos quais 40 resultaram em atuações diversas. Ao final da operação, 37 veículos, dos quais quatro são motocicletas, tiveram de ser removidos.

As duas edições da Lei Seca, realizadas sob a Coordenação do de Gestão Integrada (GGI), órgão da Secretaria Estadual de Segurança Pública, empregaram equipes do de Trânsito, Detran, Semob, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e SSE.

Fonte: GOV MT

2024 word1

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), realiza no próximo sábado (03.12) a primeira edição do “Prêmio Sabino Albertão”, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Esporte e Lazer de Mato Grosso Sabino Albertão e busca reconhecer projetos, atletas, treinadores e representantes da comunicação esportiva.

“Será uma grande festa do esporte mato-grossense, com o de não só homenagear, mas também de valorizar e incentivar atletas, esportistas, gestores, personalidades e segmentos esportivos que se destacaram e estão contribuindo com o esporte de Mato Grosso”, diz Jefferson Neves, secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A premiação conta com 13 categorias, sendo elas: atleta do ano, técnico do ano, time do ano, paratleta destaque do ano, gestor do ano, federação destaque, projeto social do ano, projeto paralimpico, projeto de iniciação esportiva, comunicador esportivo, mídia esportiva, amigos do esporte e hall da fama.

Cada categoria terá um vencedor. Apenas a categoria hall da fama, que é uma homenagem às pessoas que tiveram impacto positivo no esporte, elegerá três personalidades. Os destaques de cada categoria receberão um troféu desenvolvido pelo escultor Fred Fogaça.

Sabino Albertão Filho

O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002) Sabino Albertão Filho, responsável por inúmeras contribuições para o esporte mato-grossense.

“O prêmio foi idealizado pela equipe da Secel. E dentre os nomes estava o do professor Sabino Albertão, um visionário e responsável por criar políticas públicas para o setor esportivo que perduram até os dias de hoje”, destaca David Moura, secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel-MT.

2024 word1

Sabino Albertão Filho tem uma extensa ficha de serviços prestados ao esporte, sendo, por exemplo, um dos criadores dos Jogos Estudantis de Mato Grosso. Foi responsável pela implementação do Funded e pela Lei de Incentivo ao Esporte em Mato Grosso, por meio do Prodei, e pela realização de cursos de capacitação para os professores de Educação Física de Mato Grosso.

Foi professor, técnico de voleibol e desenvolveu trabalho intenso para criação da Escola Técnica em Cuiabá (hoje Instituto Federal de Educação Tecnológica), onde dedicou muitos anos de sua vida para estruturá-la, assim como na UFMT – campus de Cuiabá. Juntamente com mais três professores, elaborou o projeto de implantação da Educação Física na Secretaria de Educação de Cuiabá.

Sabino Albertão Filho morreu em 22 de junho de 2021, em decorrência da covid-19.

Conheça os indicados ao prêmio:

Projeto Social do Ano
Barra do Garças Associação de Atletismo – Barra do Garças
Associação Juarense de Boxe – Juara
Instituto Vicente Lenílson – Cuiabá

Amigos do Esporte
Energisa
Unimed
Bom

Projeto de Iniciação Esportiva
Prefeitura de Barra do Garças – Barra do Garças
Projeto futsal sem drogas – Várzea Grande
Associação Centro América Karatê Shotokan – Cuiabá

Projetos Paralímpicos
Rondonópolis Associação de Atletismo e Esporte Inclusivo – Rondonópolis
Associação Desportiva de Paranatinga – Paranatinga
Equoterapia – Canarana

Paratleta do Ano
Ana Carolina Duarte Ruas Custódio – Goalball
Romário Diego Marques – Goalball
Adriano Luiz dos Santos Bonkewich – Natação

Atleta Destaque do Ano
Isabelle Cristina de Almeida – Atletismo
Wendell Jeronimo Souza – Atletismo
Darlei Carlos Oberherr – Tiro Esportivo
Cristi Miranda – Judô
Guilherme Barros de Arruda Porto – Wrestling
Janio Marcos Gonçalves Varjão – Atletismo

Técnico do Ano
Luzia Carmem Santana Pessoa Fernandes – Wrestling
Huermerson Chaves – Futsal
William Araújo – Futebol categoria sub-23

Time do Ano
MT Futsal Feminino – Querência
MT Handball Feminino – Sorriso
Cuiabá EC sub-23 – Cuiabá

Gestor Esportivo do Ano
Emílio Brandão Júnior – Sorriso
Jacson Timóteo Lopes – Lucas do Rio Verde
Jadir Pereira – Várzea Grande
Toshio Onghero Takagu – Mutum

Federação Destaque
Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT)
Federação Mato-Grossense de Voleibol (FMTV)
Federação Mato-Grossense de Futsal (FMFS)

Hall da Fama
Laercio Vicente de Arruda e Silva
Hélio Machado
Luís Antônio Tontetta
Expedito Sabino da Silva
Nadir Sabino
Fenelon Oscar Muller

Comunicador Esportivo
Flávio Santos – jornalista esportivo
Bruna Ficagna – jornalista esportivo
Luis Esmael dos Santos – jornalista esportivo

Mídia Esportiva
Globo Esporte MT
Olhar Esportivo MT
Rádio Clube

Fonte: GOV MT

2024 word1

A vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada em todo país. Agora, os produtores rurais têm até o dia 17 de dezembro para vacinar o rebanho em Mato Grosso e comunicar ao Indea até 26 de dezembro.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) avisou aos Estados sobre a decisão na sexta-feira (25.11). O motivo da alteração das datas se deve à liberação tardia de lotes da vacina para o mercado, o que gerou desabastecimento nos locais que comercializam o produto.

Até este domingo (27.11), 29,3 milhões de doses da vacina contra a febre aftosa foram comercializadas em Mato Grosso pelas 514 revendas licenciadas no Estado. A estimativa é de que haja necessidade de cerca de 4 milhões de doses para serem comercializadas e aplicadas em todo o rebanho bovino e bubalino.

Conforme o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, Felipe Peixoto, algumas regiões atrasaram a vacinação não apenas pela falta de dose, mas por falta de chuvas, como na região Araguaia.

“O regime de chuvas atrasado gerou estiagem na região do Araguaia, afetando a condição corporal do rebanho que precisa ser manejado e vacinado”, explicou.

Novos prazos

Felipe destaca que esta não é primeira vez que o prazo de vacinação é prorrogado ou que há desabastecimento de vacina, mas que todas as etapas vêm ocorrendo de forma satisfatória, com índices de vacinação superiores a 99% e com a situação normalizada. Para ele, esta será mais uma etapa de grande sucesso, com comprometimento do produtor junto ao serviço veterinário oficial.

“Mais do que vacinar, é necessário que o produtor comunique a vacinação até o dia 26 de dezembro, seja pelo Módulo do Produtor, no site do Indea, ou em qualquer unidade do Indea, seja na capital ou no interior”.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.