Sophia @princesinhamt
Notícias

Oficina sobre técnicas de compostagem: produtores de Itanhangá e Tapurah se reúnem para aprender e aplicar métodos sustentáveis.

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Com a participação de produtores rurais entre comerciantes e gestores municipais que a Empaer junto com as prefeituras de Itanhangá e Tapurah e o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – promoveram duas oficinas sobre compostagem. A iniciativa teve o objetivo de ensinar como se reaproveita os materiais recicláveis de origem orgânica por meio da técnica de compostagem.

As oficinas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo da Empaer, Rogério Leschewitz. Em Itanhangá, aconteceu nos dois períodos. Pela manhã, na Escola Municipal Paulo Freire e, à tarde, na Floricultura Flor da Manhã. Em Tapurah, foi no Horto Florestal em parceria com Secretaria de Agricultura Familiar e Sindicato.

A iniciativa nasceu no município de Itanhangá com a promoção do 1º Workshop Cidades Inteligente e Resíduos Verdes, ocorrido no mês de agosto. O evento contou com mini palestras no intuito de despertar o olhar para negócios do futuro conectados a sustentabilidade.

A professora pesquisadora, Silvana Maria Dalmolin Wohl, explica que na ocasião foi anunciado a próxima etapa para contemplar a tecnologia social, através da oficina de compostagem em parceria com a Empaer.

“A metodologia adotada foi muito assertiva, as pessoas trouxeram suas dúvidas e curiosidades sobre o processo de compostagem. Foram apresentadas três possíveis praticas, a da leira que é o experimento, a do baldinho e o bokashi. A avaliação é a melhor possível, promoveu interação e o envolvimento dos participantes em pôr em pratica o que ouviram. A experiência está sendo ótima, superando o planejado”.
2025 word1

Entre os participantes, Elma Alves da Silva, proprietária de uma floricultura e um viveiro. Ela destacou que gostou muito e agregou conhecimento que já aplicava em seu negócio. “Já tritura as folhas, batia restos de alimentos no liquidificador, entendia o processo do chorume, entre outros, mas consegui aliar o que já sabia com as novas técnicas. O bokashi foi uma delas que é tipo de adubo orgânico”, frisa Elma.

O técnico da Empaer, Alfredo Derbotoli Neto explica que a ideia da oficina é mostrar o quanto a compostagem gera um adubo orgânico de excelente qualidade. “É o mais completo em termos de vida para a saúde do solo e para o desenvolvimento das plantas, além de gerar agregação de valores econômicos e ambientais melhorando a produção de alimentos saudáveis que reflete na segurança alimentar.

Parceiros

Em Itanhangá, o apoio do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leandro Pascoski e da agrônoma Adrielen Laiza Valiguzski, fez diferença.
Em Tapurah, a parceria contou com apoio do coordenador do Departamento de Agricultura Familiar, Reinaldo Kenede Alves e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Aelton Figueiredo.

2025 word1
 

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.